Braga: «Itinerário» para a catequese em análise no auditório Espaço Vita

Iniciativa realiza-se a 25 de abril e reúne catequistas, sacerdotes e “todos os interessados”

O Departamento Arquidiocesano da Catequese de Braga dinamiza, na próxima quinta-feira a partir das 14h00, a reflexão acerca do novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

A partir da interrogação «Que Caminhos para a Diocese?», a iniciativa conta com a participação do Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, que vai “apresentar o Itinerário e procurar provocar o diálogo entre os participantes”.

“Convidámos catequistas e sacerdotes de toda a Arquidiocese. Precisamos de refletir e aprofundar os desafios do próprio Itinerário para que possa ser mudança em todas as paróquias”, explica ao EDUCRIS Elmira Silva do Departamento Arquidiocesano da Catequese.

Consciente de que “é urgente investir em formação e divulgação” do documento orientador para a catequese a responsável dá conta “das várias ações formativas que temos vindo a desenvolver” e congratula-se “pelos catequistas que reconhecem a importância deste Itinerário e questionam-se acerca da sua aplicabilidade”.

“Estamos conscientes de que esta mudança de paradigma vai levar alguns anos. A mudança, no geral, nunca é fácil, mas a consciência de que é para melhor torna tudo mais simples”, desenvolve.

Numa Arquidiocese onde já foram distribuídos cerca de dois mil exemplares do documento o encontro visa “a partilha, a conversa e a reflexão” que não se pode fazer sozinho.

“Queremos estar juntos, sacerdotes e catequistas para possamos ouvir, partilhar as certezas, ansiedades e dúvidas. Este Itinerário mexeu com os catequistas e com as realidades paroquiais. É hora de partilhar e trilhar caminhos em conjunto”, completa.

Após a intervenção do cónego Luís Miguel F. Rodrigues o padre Luís faria Pedro, assistente do Departamento, apresenta as orientações da Arquidiocese tendo em conta o Itinerário e a intuição de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.

A novidade prende-se com a ideia, agora a ser implementada, de colocar o Ano Pastoral ao ritmo do Ano Litúrgico.

 Educris|22.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades