Portalegre: «É vital refletir sobre o Despertar da Fé das crianças», padre José António Gonçalves

Dia do Catequista decorre a 27 de abril no Sardoal

O tempo do «Despertar da Fé» serve de mote para o Dia do Catequista da Diocese de Portalegre-Castelo Branco que se realiza no Sardoal no próximo dia 27 de abril.

“Todos os anos percorremos um arciprestado com este momento de convívio, troca de experiências, e formação ara catequistas”, explica ao EDUCRIS o padre José António Gonçalves, responsável pela Catequese da Diocese de Portalegre-Castelo-Branco.

Em ano de visita pastoral ao arciprestado de Abrantes os cerca de duzentos catequistas vão aprofundar o conhecimento “do tempo do «Despertar da Fé»” a partir de duas palestras a cargo da irmã Isabel Martins, do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

“Na nossa diocese este tempo de «Despertar da Fé» ainda é residual na prática catequética. Precisamos de desbravar caminhos, de perceber como funciona e qual a sua aplicabilidade prática na nossa realidade diocesana”, desenvolve o responsável.

Realizado sempre no último fim de semana de abril o «Dia do Catequista» conta, ainda, com uma experiência cultural da parte da tarde para todos os participantes.

Implementação do Novo Itinerário a bom ritmo

Num momento em que se multiplicam, em todas as dioceses, ações de formação e sensibilização sobre o novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», o padre José António Gonçalves dá conta de um processo que “requer habituação e tempo de integração” nas diferentes realidades.

“Penso que a implementação decorre a bom ritmo. Temos tido várias ações de formação, quer a nível arciprestal quer a nível paroquial onde se vai dando a conhecer os diferentes tempos e a própria forma de entender a transmissão da fé”.

Para o responsável é “fundamental ir desbravando terrenos e propondo caminhos” depois de muitos anos de uma catequese que tendia a replicar o modelo escolar.

“A receção a esta nova proposta nem sempre tem tido o melhor acolhimento por parte dos catequistas aqui na diocese. É preciso ir fazendo caminho em conjunto e perceber que mais do que resposta prontas necessitamos de discernir em conjunto e trazer a esta realidade os pais, a comunidade, e aqueles que se iniciam à fé”, completa.

O Dia Diocesano do Catequistas tem início previsto para as 10h00, no Centro Cultural do Sardoal, e termina às 16h00 com a eucaristia presidida por D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Educris|19.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades