Braga: Encontro de adolescentes apelou à «coragem para a fazer a diferença»

Iniciativa decorreu no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e reuniu mais de um milhar de adolescentes

Vieram, no passado sábado, de toda a Arquidiocese de Braga para o IV Encontro Arquidiocesano da catequese com a adolescência. Sob o tema «Com Cristo na onda, faz-te ao mar» os adolescentes realizaram dois itinerários nos quais realizaram “vários ateliers relacionados com a Eucaristia” no ano em que a Arquidiocese acolhe o V Congresso Eucarístico Nacional.

“Os vários momentos permitiram os mais novos aprofundar o sentido e o mistério da Eucaristia a partir do ‘momento acolher’; ‘momento reconciliar’; ‘momento escutar’; ‘momento oferecer’ e ‘momento partilhar’, explica ao EDUCRIS Elmira Silva, do departamento Arquidiocesano de Catequese.

Partindo do imaginário marítimo, “tão próprio do cristianismo inicial” e presente “nas comunidades piscatórias da Póvoa do Varzim e Vila do Conde”, os adolescentes terminaram o dia na Igreja de Caxinas com a Eucaristia de envio para as suas comunidades.

Na homilia o padre Paulo Sérgio, pároco de Aguçadoura afirmou a adolescência como “uma fase fundamental do desenvolvimento, repleto de descobertas, desafios e emoções” e desafiou os presentes à “coragem para fazer a diferença”.

“Quero dizer-vos que cada um de vós é uma criação maravilhosa, dotada de talentos únicos e um propósito especial neste mundo. Não ignorem a coragem para fazer a diferença, seja na vida de alguém próximo ou na vossa Comunidade Paroquial”, disse citado pelas redes sociais da Paróquia de Aguçadoura.

Comentando o evangelho do III Domingo da Páscoa o sacerdote reafirmou a ideia de que durante o crescimento “é importante aprender com cada experiência, crescer com elas e seguir em frente com determinação e sabedoria”.

“No meio de tantas influências externas, procurai cultivar uma forte ligação com vossa fé e os valores. Acreditai no poder da bondade, da compaixão e do respeito mútuo. Procurai momentos de reflexão e de oração para fortalecer essa ligação interior, que será uma fonte de conforto e orientação nos momentos difíceis. Valorizai as amizades verdadeiras, aquelas que vos apoiam e vos incentivam a serem melhores a cada dia, como os vossos pais, os vossos catequistas, professores, os vossos Párocos”, completou.

Imagem: Paróquia da Aguçadoura

Educris|18.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades