Algarve: Formação sobre o Itinerário chega às três regiões pastorais

Iniciativa realiza-se a 9, 11 e 22 de janeiro em três regiões pastorais

A Diocese do Algarve vai promover uma formação para catequistas, através do Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência do Algarve (SDCIA), sobre o novo Itinerário para a catequese em Portugal.

"Temos esperança de que dentro de pouco tempo esteja disponível o recurso catequético ‘Viver os sacramentos’ a trabalhar com os adolescentes”, e queremos "abordar e apresentar o material da catequese com os adolescentes”, que está prestes a ser publicado.

Realizado sempre pelas 21h00, em cada uma das três regiões pastorais da Diocese do Algarve, a iniciativa inicia-se no salão paroquial de Olhão, no Sotavento Algarvio, a 9 de janeiro. A 11 de janeiro é a vez da região pastoral do Barlavento acolher a iniciativa no salão paroquial da matriz de Portimão. A paróquia de Ferreiras, na região do centro do Algarve, acolhe a última formação que tem lugar a 22 de janeiro, no salão paroquial de Ferreiras.

O «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias» altera a visão "escolar" da catequese procurando "um caminho de crescimento espiritual" que envolva "pais, crianças e adolescentes, catequistas e a própria comunidade cristã".

“Esperamos que este Itinerário vá ao encontro da Igreja de hoje, das comunidades, desta nova geração e desta cultura em que estão e do contexto e familiar de que fazem parte. Este novo documento traz consigo um sentido de renovação importa aprofundar. Trata-se de procurar as respostas para a realidade atual”, explicou aos jornalistas D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas últimas Jornadas Nacionais de Catequistas que decorreram no passado mês de outubro em Fátima.

Educris|04.01.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades