Aveiro: «Presépio original» transforma visitantes em personagens

Paróquia de São Tiago de Beduído, em Estarreja, acolhe mostra com finalidade solidária

O presépio da Paróquia de São Tiago de Beduído, Estarreja, apresenta um traço de originalidade que pretende fazer de cada visitante uma das suas personagens.

Como refere um ‘guia do presépio’ que apresenta este ‘presépio singular’, se, ‘em 1223, S. Francisco de Assis criou, pela primeira vez, um presépio, na encosta de Greccio’, em ‘2023, a paróquia de São Tiago de Beduído acrescenta-lhe uma nova personagem: tu!’.

A condição para se fazer parte deste original e único presépio é ‘aproximar-se e ver’, numa alusão à ideia de que à anterioridade do amor de Deus deve corresponder o encaminhar-se humilde de cada homem e mulher em direção ao Menino com que Deus se faz presente. Ao olhar para o interior da iluminada gruta de Belém, o visitante é surpreendido pelo reflexo da sua imagem, levando-o a reconhecer, deste modo, que, no coração do presépio, está cada um de nós, membro desta humanidade redimida pelo Menino cujo nascimento esta recriação celebra.

Este traço original de envolvimento será, ainda, reforçado quando forem acrescentadas as representações dos magos, cuja presença será notada, apenas, pela integração dos respetivos presentes suportados por uma discreta mão. Os criadores desta nova iconografia pretendem confirmar, pela simbologia, que nos magos do oriente está representado cada um dos que se aproximam de Deus feito Homem no presépio. A mão que suporta o ouro, o incenso e a mirra pode ser a de cada um dos visitantes, participando, deste modo, da peregrinante caminhada dos sábios de longe que se abeiram do Menino.

Este presépio original inclui, ainda, uma dimensão solidária, estando-lhe associada uma campanha que sensibiliza a comunidade paroquial a ‘encher’ de presentes a árvore de natal que ladeia o altar. Os bens recolhidos, a distribuir pela Cáritas paroquial, reverterão a favor das famílias mais carenciadas da comunidade.

A simbologia presente neste expressivo e impressivo presépio inclui, ainda, referência aos 600 anos da catedral de Aveiro, cuja efeméride se recorda através da reprodução da frontaria da Sé.

A conceção e execução deste presépio tem estado a cargo do recém-criado grupo de jovens que nasceu das Jornadas Mundiais da Juventude, cujo patrono é Carlo Acutis, e que, por ter sido acolhido na comunidade do ‘Catujal’, adotou o nome de ‘Catujalenses de S. Tiago’.

Luís Silva

Educris|28.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades