Leiria-Fátima: «Dia Mundial dos Pobres» assinalado com campanha

Proposta da Catequese de Leiria-Fátima realiza-se a 19 e a 26 de novembro

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima apresentou hoje uma “Campanha para a Catequese” no final de mais um ano litúrgico.

“Queremos, com estes recursos pedagógicos, fomentar a vivência do Dia Mundial dos Pobres com as crianças e adolescentes da catequese e as suas famílias” e “promover a interação da catequese com os serviços caritativos locais” de modo a “preparar a vivência da campanha para o tempo de Advento”, explica ao EDUCRIS o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC.

A partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja assinala no penúltimo domingo do tempo comum, a 19 de novembro, o SDC desenvolve o projeto em “dois tempos”.

“A 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, propomos o lançamento da proposta e a sensibilização da mesma junto dos grupos de catequese. A 26 de novembro, Domingo de Cristo Rei, último domingo ao ano litúrgico e Dia Mundial dos Jovens, faremos uma recolha das ofertas para os pobres e a sua entrega aos serviços caritativos”, desenvolve.

Como tarefa prévia o sacerdote refere a necessidade dos catequistas e pároco “contactarem grupos socio-caritativos da paróquia, ou outra instituição de solidariedade social” de modo a “tomar consciência das necessidades existentes”.

“O Papa Francisco lembra-nos, na mensagem, que “atual momento histórico «não favorece a atenção aos mais pobres» e que é fundamental «envolver-se pessoalmente» pois esta é «a vocação de todo o cristão»”, completa.

A proposta está disponível em anexo, em formato PDF para download.

Imagem: Unsplash

Educris|08.11.2023



Recursos:
Campanha para a Catequese - Dia Mundial dos Pobres 2023:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades