Leiria-Fátima: «Novo Itinerário: Oportunidades e desafios» vai chegar a todos

Iniciativa dá a conhecer a implementação do novo «Itinerário» para a Catequese nas diversas vigararias

O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima vai orientar um encontro para os catequistas em cada vigararia, com o tema «Novo Itinerário: oportunidades e desafios».

“Queremos ajudar no acolhimento e implementação do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», que lança os primeiros catecismos que são aguardados para o inicio de 2024”, explica o padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço de Catequese da Diocese de Leiria-Fátima.

A iniciativa vai aprofundar, ainda, “o tema do Ministério de Catequista” e do “do cuidado dos mais frágeis”, que estará em destaque “longo deste triénio pastoral”, completa.

O primeiro encontro realiza-se em Porto de Mós, no próximo dia 3 de novembro, a partir das 21h00. Segue-se, a 10 de novembro, o encontro em Santa Eufémia, à mesma hora da anterior, e a 15 de novembro em Vieira de Leiria.

A localidade de Colmeias e Olival, acolhem o encontro a 17 e 23 de novembro, respetivamente. Já agendadas estão as sessões de Quinta do Alçada, a 24 de novembro, Burinhosa, a 29 de novembro, e Batalha, a 30 de novembro, sempre com início pelas 21h00.

O novo «Itinerário de iniciação à vida cristã» foi o tema central das Jornadas Nacionais de Catequistas 2023.

No final dos trabalhos, e perante cerca de 1100 catequistas, D. António Augusto Azevedo mostrou-se “satisfeito pela adesão dos catequistas” e afirmou que esta nova proposta vai “exigir um trabalho de anos” para gerar “a Igreja do futuro”.

““Depois destas exposições e aprofundamento do que significa o nosso ‘Itinerário’ será um trabalho para muitos anos. Devemos encará-lo com paciência e persistência. As coisas importantes não se fazem de um dia para o outro. Um trabalho que nos vai implicar durante muito tempo por uma boa causa que é esta de gerar a Igreja do futuro, pela iniciação de fé das novas gerações”, desenvolveu.

Para o presidente da CEECDF a “transmissão da fé” é hoje “um grande projeto na Igreja” e que merece “todos os nossos esforços”, completou.

Educris|30.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades