Braga: Coordenadores diocesanos desafiados a criar «mais comunhão»

Arcebispo de Braga participou do «Dia do Coordenador Arquidiocesano», em Braga

D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, desafiou os coordenadores da Arquidiocese a criarem “mais inter-relação, mais comunhão”, de modo a “sabermos mais uns dos outros, se comunicarmos mais”.

Na sua intervenção, ocorrida no passado sábado, o prelado desafiou a um maior peso ao “ser Igreja” na tomada de decisão.

“Às vezes temos mais mundo na Igreja do que Igreja no mundo e depois não dá porque há conflito de interesses e o nosso interesse é o Evangelho”, lê-se no portal da Arquidiocese Minhota.

D. José Cordeiro defendeu a necessidade de “paróquias, no sentido de comunidade de comunidades, onde as pessoas, os grupos, as relações humanas e os passos de comunicação sejam importantes”, e garantiu que a Evangelização passa por ser capaz de reconhecer “os lugares onde Deus habita”.

“Termos a capacidade de o reconhecer no rosto de um pobre, numa instituição, naqueles que nos falam. Deus manifesta-se onde, quando e como quer e não onde pensamos que deve ser porque se pudéssemos aprisionávamos Deus e Deus não é refém da Igreja e dos Sacramentos”, alertou.

No final da intervenção D. José Cordeiro apelidou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece este ano em Lisboa, como “uma oportunidade única e irrepetível” e “não apenas um evento” para cumprir calendário, e alegrou-se por “todo o dinamismo que nos leva até lá e, sobretudo, a fazermos propostas ousadas”.

Organizado pelo Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais, de Braga, a iniciativa refletiu sobre o tema «Aqui habita Deus. Aqui, onde?».

“Decidimos questionar-nos ‘onde?’ pois, ainda que saibamos que Deus habita as comunidades eclesiais, onde, pelo menos, dois ou três se reúnem em Seu nome, sabemos que não é só aí que Ele mora”, explica ao EDUCRIS, Nazaré Dantas, da organização.

“Propusemos, neste dia, um percurso que começou na reflexão sobre os sinais da presença de Deus nas nossas comunidades, passando também por outros contextos onde, por vezes, nos é difícil reconhecer a presença de Deus, mas onde a nossa ação pastoral se pode estender, e terminando com um momento de envio”.

Participaram na iniciativa mais de centena e meia de coordenadores de toda a Arquidiocese que escutaram, além de D. José Cordeiro, João Nogueira, presidente da Caritas Arquidiocesana; o padre João Torres, responsável da Pastoral Penitenciária da Arquidiocese; a enfermeira Margarida Ferreira e o padre Nelson Faria, sj, da Rede Mundial de Oração do Papa.

“Acreditamos ter sido um momento de encontro, de beleza, partilha e fecundidade para os coordenadores da nossa Arquidiocese. Esperamos que todos os presentes se tenham sentido interpelados e, voltando às suas comunidades, tenham levado algo para partilhar com aqueles que coordenam, levando a certeza de que podemos encontrar e ser sinais da presença de Deus nos mais variados contextos”, completa.

Educris|19.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades