Domingo da Palavra: Catequese disponibiliza materiais

"Conhecer, celebrar e difundir a Palavra de Deus" são os objetivos para este Domingo

O Serviço Diocesano da Catequese (SDC) da Diocese de leiria-Fátima acaba de disponibilizar um conjunto de materiais para ajudar a "viver melhor o Domingo da Palavra de Deus", que se celebra no próximo dia 22 de janeiro.

"Queremos, com este material, ajudar a valorizar a Palavra, de modo a dinamizar o dia com uma proposta para a catequese e com um desafio às famílias", explica o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC.

Em 2019, com o Motu Proprio “Aperuit illis", o Papa Francisco estabeleceu “o III Domingo do Tempo Comum" com o desejo que “a Palavra de Deus seja cada vez mais celebrada, conhecida e difundida".

Francisco quis que os cristãos possa, através dela, "compreender melhor o mistério de amor que dimana daquela fonte de misericórdia” e “renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura".

Os materiais podem ser descarregados AQUI em vários formatos.

SNEC associa-se a Domingo da Palavra

Nesta quarta celebração o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido (3,5 euros).

“O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Durante as próximas duas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo a que a “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos" possa ser "uma oportunidade para redescobrirmos a beleza e os ensinamentos da Bíblia". 

Papa Francisco celebra Eucaristia

A Santa Sé (Vaticano) informa que o Papa Francisco preside, a 22 de janeiro, à eucaristia que assinala o Domingo da Palavra de Deus. Durante a celebração, que tem lugar às 10h00 locais, menos uma hora em Portugal continental, vai ser instítuido o rito de leitor e, pela segunda vez, o ministério de catequista.

Educris|12.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades