Santarém: «Itinerário» foi tema de formação

Iniciativa decorreu no auditório das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém

«Catequese, um novo Itinerário» foi o tema da formação, dirigida aos catequistas da diocese de Santarém.

“Quisemos trazer aos catequistas este novo documento orientador para a catequese portuguesa, e queremos, neste trimestre, dá-lo a conhecer ao maior número possível de agentes que realiza esta tarefa na diocese”, explica ao EDUCRIS o diácono Paulo Campino, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém.

O primeiro encontro decorreu no auditório da casa Mãe das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém, e contou com a participação de dezenas de catequistas.

“Quisemos, com esta formação, ajudar os catequistas numa primeira leitura e análise de um documento que desafia os agentes a uma necessária mudança de paradigma para a catequese em Portugal”, desenvolve.

Para o responsável é fundamental que aqueles que se propõem à tarefa da catequese sejam “homens e mulheres de Deus”, dispostos a “fazer a experiência do encontro com Cristo e por isso testemunham na vida essa alegria”.

“Não basta mudar o itinerário é fundamental mudar a prática e passar de uma catequese escolar para uma catequese missionária e catecumenal na qual o catequista é um acompanhante e um ‘provocador de Deus’”, completa.

Educris|07.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades