Bruxelas/EEC: Congresso centra-se no Diretório para o setor

Todos os dias o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese de Lisboa partilha com os leitores do  site da Educação Cristã (EDUCRIS), um resumo dos trabalhos do Congresso Europeu, que decorre em Bruxelas, e que reúne responsáveis da catequese de toda a europa

O segundo dia do Congresso da Equipa Europeia de Catequese (EEC) procurou situar o Diretório para a Catequese no contexto europeu contemporâneo. Os trabalhos foram orientados por Henri Derroite, diretor diocesano da catequese de Bruxelas e professor de catequética na Universidade Católica de Louvain.

Em dois tempos, Derroite referiu a boa receção do Diretório para a Catequese, salientando que se refere a "temas e apresenta perspetivas que derivam da influência do magistério do Papa Francisco, particularmente no que diz respeito ao anúncio missionário". 


Situando-se no contexto europeu e e falando de uma receção do documento, o autor aponta "três acentuações" destacadas pelo Diretório: "as famílias, o querigma e os desafios culturais".

O primeiro lugar de atenção é a relação entre catequese e as famílias. O capítulo 8 do Diretório aponta os diversos interlocutores da catequese, destacando um bom conjunto de números aos vínculos entre catequese e família (226-235).

Dando à família um lugar de destaque, em parte devido às últimas assembleias sinodais sobre o tema, o documento do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (PCNE) distingue a catequese na família, a catequese com a família e a catequese da família. Ao considerar a comunidade cristã como família de famílias, o autor questiona se não será no contexto atual considerar utópico que as comunidades cristãs estejam preparadas para acreditar no potencial evangelizador das famílias e possam conceder-lhes um reconhecimento devido enquanto agentes ativos da ação pastoral? Todavia, um dos desafios que a Igreja na Europa deve aceitar é o de pensar toda a pastoral em chave familiar.

Para tal deve-se "repensar a situação da catequese e o vínculo entre a transmissão familiar e comunitária da fé mediante processos de acompanhamento pessoal".

A perspetiva aberta pelo Diretório diz respeito a todas as famílias considerando-as na sua dimensão missionária e numa lógica de movimento: "de reunir as famílias e de criar redes, e pensar no futuro das comunidades a partir da lógica de uma 'família de famílias'".


A segunda acentuação diz respeito à dimensão querigmática da catequese, considando-se a necessidade de uma nova incarnação do querigma na catequese, na linha do que o Papa Francisco escrevera já em 2013 na Evangelii gaudium. Assim se referem formas concretas de encarnação do querigma na catequese com base num paradigma pastoral evocados pelo Papa: a Igreja como hospital de campanha, do qual deriva a capacidade da Igreja se organizar em torno da pastoral da visitação e da conversação.


A terceira e última acentuação diz respeito aos desafios culturais apontados pelo Diretório. A Igreja deseja entrar nos areópagos modernos «onde se criam tendências culturais e se configuram as novas mentalidades» (DC 324). Temas como a fraternidade, a ecologia integral, a cultura digital, relações internacionais, bioética, etc. são temas que aparecem no Diretório.
Depois da exposição teórica, seguiu-se uma partilha sobre os tópicos em análise (família, querigma, desafios culturais) por grupos linguísticos.


Ainda da parte da manhã, houve uma apresentação da Revista internacional Lumen Vitae fundada em 1946.

Programa do Congresso

Na manhã deste sábado, dia 4 de junho, Olivier Roy, cientista político, e membro do Robert Schuman Centre for Advanced Studies, e do Instituto Universitário Europeu, abre os trabalhos analisando a situação do cristianismo numa sociedade pós-moderna.

Segue-se o tema «Igreja, cultura e catequese: imaginar o verdadeiro futuro, primeiro ensaio», por Rene Camilleri, teólogo da Universidade de Malta e «Igreja, cultura e catequese: imaginar o verdadeiro futuro, segundo ensaio» por Margit Eckholt, da Universidade de Osnabrück.

No domingo, dia de Pentecostes, os responsáveis pela catequese na Europa, celebram a eucaristia numa paróquia de Bruxelas.

Portugal com representação nos trabalhos

De Portugal estão presentes D. Jorge Ortiga, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e arcebispo emérito de Braga, Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, irmã Arminda Faustino, do SNEC, e o padre Tiago Neto, diretor do sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Estão também presentes o padre Manuel Queirós, da diocese de Vila Real e o cónego Luís Miguel Rodrigues, da arquidiocese de Braga, membros da equipa europeia de catequese.

Imagem: Arquivo Educris

Educris|04.06.2022




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades