Bruxelas: «A inserção da fé na cultura europeia» é tema de Congresso

Encontro decorre até ao próximo domingo e reúne responsáveis europeus da catequese

«A inserção profética da fé na cultura europeia pós-moderna – em diálogo com o Diretório para Catequese 2020» é o tema do Congresso que a Equipa Europeia de Catequese dinamiza em Bruxelas, Bélgica, até ao dia 6 de junho.

“Voltamos a reunir-nos, após os tempos mais difíceis da pandemia, e esta é uma oportunidade de analisar e refletir sobre tantas realidades que desafiam a transmissão da fé hoje”, explicou ao EDUCRIS a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Para a responsável pelo setor o Diretório para a Catequese, e o “caminho que temos vindo a trilhar” leva a Igreja a perceber-se, cada vez mais “como fermento na massa”.

“Este é o momento para perceber que devemos voltar a ser fermento. Já não somos um grande povo, mas somos significativos na exata medida em que conseguirmos trilhar caminhos de acompanhamento, lugares de encontro e de sentido para a descoberta e o encontro com Jesus Cristo”, sustentou.

Na manhã do dia 2 de junho as cerca de sete dezenas de participantes, vindos de toda a Europa, vão escutar, a partir das 9h00 locais, Guido Vanheeswijck, filósofo da Universidade de Antuérpia, apresentar o tema «Compreender a secularização, a pós-modernidade e como funciona a fé cristã neste contexto».

«Fé e religião numa sociedade moderna» é o tema que o cardeal Jozef De kesel, arcebispo de Mechelen-Bruxelas, apresenta a partir das 9h45.

Da parte da tarde, e após uma visita à “principais instituições políticas e religiosas” da cidade de Bruxelas, os participantes aprofundam o artigo 17, do Tratado de Lisboa, que aborda o «Diálogo com as organizações religiosas e não confessionais», em pleno parlamento europeu. Segue-se um encontro com o padre Manuel Enrique Barrios Pietro, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, e uma visita à capelania europeia e de acolhimento, a cargo do padre Christian Sowa Sj.

Na sexta-feira, dia 3 de junho, o dia fica marcado pela análise do Diretório para a Catequese e que conta com a intervenção de Henri Derroitte e Catherine Chevalier, da Universidade de Louvain, Bélgica. Durante a tarde o grupo é dividido em grupos de trabalho.

No sábado, dia 4 de junho, Olivier Roy, cientista político, e membro do Robert Schuman Centre for Advanced Studies, e do Instituto Universitário Europeu, abre os trabalhos analisando a situação do cristianismo numa sociedade pós-moderna.

Segue-se o tema «Igreja, cultura e catequese: imaginar o verdadeiro futuro, primeiro ensaio», por Rene Camilleri, teólogo da Universidade de Malta e «Igreja, cultura e catequese: imaginar o verdadeiro futuro, segundo ensaio» por Margit Eckholt, da Universidade de Osnabrück.

No domingo, dia de Pentecostes, os responsáveis pela catequese na Europa, celebram a eucaristia numa paróquia de Bruxelas.

De Portugal estão presentes D. Jorge Ortiga, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e arcebispo emérito de Braga, Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, irmã Arminda Faustino, do SNEC, e o padre Tiago Neto, diretor do sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Estão também presentes o padre Manuel Queirós, da diocese de Vila Real e o cónego Luís Miguel Rodrigues, da arquidiocese de Braga, membros da equipa europeia de catequese.

Imagem: Unsplash

Educris|01.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades