«Sinodalidade e Itinerários» no Encontro Nacional de Catequese

Iniciativa decorre de 5 a 8 de abril em Vila Real

««Igreja em Sínodo: Catequese COM itinerário(s)» é o tema do 59º Encontro Nacional de Catequese que Vila Real acolhe no próximo mês de abril.

Dirigido a equipas diocesanas e responsáveis de catequese a iniciativa quer ser “sinal de sinodalidade na vida da catequese em Portugal”.

“Queremos que no envolvimento e empenho de cada um(a) neste caminho, que diz respeito a todos, todos se sintam desafiados a entrar nele com entusiasmo e dedicação, sendo sinal de um caminho sinodal que estamos a percorrer”, explica ao EDUCRIS a irmã Arminda Faustino, responsável do departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC9.

Após o acolhimento, a 5 de abril, os participantes escutam, na manhã de dia seguinte, o padre Sérgio Leal, pároco in solidum na diocese do Porto, e prefeito do Seminário Maior do Porto, apresentar o tema «A Igreja abre-se ao “Agora de Deus” – Sinodalidade e desafios pastorais». A manhã de trabalho termina com o tema «Adolescências e juventudes: o anúncio para (e com) todos numa perspetiva catequética», a cargo do padre Ricardo Conceição, pároco na diocese de Santarém, Diretor diocesano da pastoral juvenil e ensino superior.

Da parte da tarde o padre Carlos Manuel Carneiro, sj, diretor Geral do Colégio das Caldinhas, analisa o tema « “Vocação no Tempo de Deus e do Humano”: (re)leitura do Itinerário  Catequético».

O dia termina com a celebração da eucaristia, na Sé de Vila Real, e com presidência o bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

No terceiro dia dos trabalhos, 7 de abril, as equipas diocesanas e os responsáveis pelo setor da catequese aprofundam a proposta para o «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias, com as Crianças e com os Adolescentes em estilo sinodal», com vários trabalhos de grupo a abordar as várias etapas previstas no documento de trabalho.

“Este é um tempo que exige um novo modo de escutar a realidade, que requer uma interiorização profunda do estilo de Jesus, do seu olhar espiritual, o abrirmo-nos ao ‘Agora de Deus’, o caminharmos juntos em comunhão com os nossos pastores”, completa a responsável.

Acompanhamento nas redes sociais

O EDUCRIS está presente no encontro com presença na rede social facebook e twitter.

Para ter acesso a fotografias e vídeos basta seguir a hashtag #59ENC criada para o efeito.

Educris|15.03.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades