Algarve: «Abraço a Cruz de Cristo e recebo o Seu Perdão» é tema da Campanha da Quaresma

Proposta de caminhada quaresmal destaca Jornada Mundial da Juventude

A «Campanha da Quaresma 2022», editada pelo Setor da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), da Diocese do Algarve, para o novo tempo litúrgico que se inicia amanhã, dia 2 de março, quer ser “convite para fazer caminho com Jesus no Seu deserto e nos desertos da história humana”.

“A tónica da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ajudará a nortear este caminho que se quer interior com expressões exteriores de conversão, sinalizadas pelas cinzas logo em “Quarta-Feira de Cinzas”, e com modalidades de penitência que em cada sexta-feira e na globalidade deste tempo nos convidam, a mim e a ti, a um caminho de mudança e de purificação como tantas vezes nos será recordado: “convertei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15)2, lê-se na introdução do documento orientador.

Ao longo das semanas da quaresma, e através de “um esquema simples”, é “pontuado um objetivo” que quer ser contributo para orientar para“o altar da Cruz das JMJ e o ícone de Nossa Senhora, ou para outro altar da Cruz que possa ser montado, ou existente, para este caminho”.

“Semana a semana pode criar-se um caminho de areia ou outro material que se assemelhe a um deserto onde será colocado um verbo, numa pedra, como expressão de tudo aquilo que deve ser deixado para trás, ao mesmo tempo que nos ajuda a construir um caminho para diante”, desenvolve.

Sob o tema «Abraço a cruz de Cristo e recebo o Seu perdão», a proposta quer ajudar a fazer a experiência “da beleza do Amor de Deus que se alimenta na virtude da Esperança, que pela vivência do amor aos irmãos, se torna expressão de Fé na minha vida e na comunidade de que faço parte”.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos -, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Educris|01.03.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades