Fátima: Encontro analisa «desafios do novo itinerário» para a Catequese

Documento orientador para a catequese portuguesa em análise nos 50 anos do Encontro Interdiocesano

Os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal participam, dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, no 50º Interdiocesano de Catequistas.

“Neste ano comemorativo queremos oferecer um olhar sobre a catequese em Portugal neste meio século de realização do Interdiocesano, na abertura aos desafios que o novo itinerário lança à catequese atual”, explica, em comunicado, a organização.

A manhã de sábado, dia 26 de fevereiro, começa com a conferência «50 anos do Interdiocesano, Vida e História, por Maria Luísa Boléo. De seguida, o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, apresentará uma conferência com o tema «O Interdiocesano no contexto eclesial dos últimos 50 anos em Portugal».

A tarde é preenchida pelo novo itinerário da Catequese. Após uma mesa-redonda, na qual será apresentado o itinerário na sua globalidade, os catequistas dividem-se em grupos de trabalho para aprofundar cada um dos quatro tempos previstos: ‘Despertar da fé’, ‘Catecumenado’, ‘Mistagogia’ e ‘Discipulado Missionário’.

O dia de sábado termina com a participação no Terço e Procissão de Velas, no Santuário de Fátima.

Peregrinação comemorativa ao Santuário

O dia de domingo, no programa do Interdiocesano, é essencialmente celebrativo, com a Peregrinação dos Catequistas da Zona Centro ao Santuário de Fátima.

O programa começa com a concentração, na Cruz Alta, às 9h30, seguindo-se o Terço, na Capelinha, às 10h00, e a Eucaristia, às 11h00, presidida por D. António Marto, na Basílica da Santíssima Trindade.

A Peregrinação termina com um concerto musical, com o padre João Paulo Vaz, criador do hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, no Centro Catequético, às 15h00.

Educris|22.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades