Algarve: «Ser Catequista» reúne, online, catequistas de sete dioceses

Algarve iniciou, este sábado, percurso formativo em regime a distância

O Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA), da diocese do Algarve iniciou, este sábado, o percurso formativo «Ser Catequista» numa edição completamente a distância.

“A maioria dos participantes são catequistas que estão no início da sua missão como educadores e outros sentiram a necessidade de aprofundar mais a nova proposta formativa”, explicou a irmã Arminda Faustino ao Folha do Domingo.

Na iniciativa, e para além dos catequistas do Algarve, estão também catequistas de Beja, Porto, Angra, Braga, Coimbra, Guarda e Setúbal.

A sessão inicial contou com a orientação do padre Flávio Martins que abordou o tema “Jesus revela-nos o Pai”. Seguiu-se depois o tema “A Alegria do encontro com Jesus Cristo”, apresentado pelo padre Nelson Rodrigues, e O Encontro com Cristo ressuscitado”, trazido à reflexão pelo padre António de Freitas. O dia terminou com Rita Chaves a abordar o tema “O Espírito Santo, Senhor que dá a vida”.

Já no Domingo o diretor do SDCIA, padre Pedro Manuel apresentou o módulo sobre o tema “A Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus” e o padre Vasco Figueirinha refletiu sobre a temática “Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja”.

O ‘Ser Catequista’ é o primeiro recurso na reformulação da formação para catequistas em Portugal e vem substituir o ‘curso de iniciação catequética’, que estava em vigor há cerca de 25 anos.

O Algarve foi uma das dioceses onde foi realizada, em 2019/2020, a experiência-piloto para um novo itinerário de formação inicial para catequistas.

Para a irmã Arminda Faustino o novo itinerário coloca a tónica no ‘ser’, mais do que no ‘fazer’ ou no ‘dar’.

“Queremos que seja o catequista a sentir-se agarrado, discípulo e, depois, que sinta a necessidade de partilhar a sua fé”, lembrou a religiosa que também coordena o departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Ao longo do presente ano pastoral são muitas as dioceses que tem apostado neste itinerário formativo para catequistas, apresentado em 2020.

Educris|21.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades