Aveiro: Diocese apresenta itinerário da «Quaresma-Caminho Sinodal»

Iniciativa destaca fase diocesana do Sínodo 2021-2023

«Em direção à Páscoa… sonhemos juntos, o Caminho!» é o tema do itinerário quaresmal que a Diocese de Aveiro acaba de publicar e que sublinha a dimensão “eclesial e comunitária”, da Igreja.

“O contexto eclesial desta Quaresma coincide com a chamada ‘fase diocesana’ de consulta ao povo de Deus na qual estamos envolvidos todos, paróquias, comunidades, movimentos, diocese”, explica a Diocese de Aveiro, em comunicado.

No contexto do Sínodo 2021-2023, que a Igreja Católica está a viver, a proposta pretende ser “simples” e ajudar os cristãos a fazer um percurso d “conversão sinodal nas comunidades”.

“Como um êxodo desde o deserto das nossas vidas (tempo das antigas escravidões da pré pandemia) para um tempo, uma nova terra, de superação de todas as tentações como Igreja ou como pessoas”, lê-se.

Cada proposta pode “ser adaptada à realidade de cada comunidade” partindo do princípio de “um mesmo propósito, um mesmo caminho, mas cada um com as suas especificidades”.

Proposta para as crianças

Também para os mais pequenos, que participam da catequese, a proposta reflete o princípio sinodal “No caminho acompanhamos Jesus e Jesus acompanha-nos, sempre”.

“A Quaresma não é um caminho em solitário, meramente individual: é sempre com Jesus e sempre em comunidade. E quem caminha com Jesus é constantemente desafiado. É este desafio, pessoal e comunitário, que o processo sinodal nos propõe, também com as crianças e a catequese”, completa.

A partir da Quarta-feira de Cinzas, a Catequese da Infância tem desafios semanais, até ao Domingo de Páscoa.

“Participar na Celebração de Cinzas”, “praticar uma boa ação diária, registá-la e guardá-la numa “caixinha’”, “oferecer uma flor”, preparar o ramo e colocá-lo em “lugar visível do exterior”, são apenas algumas das tarefas a desenvolver.

Todas as semanas os mais novos podem contar com “a Quaresma e o Peregrino”, duas personagens que vão desafiar a catequese através de vídeos disponibilizados no início de cada semana no portal da Diocese de Aveiro e na sua página na rede social Facebook.

Proposta para a Adolescência

Para a catequese com adolescentes, subordinada ao lema «Com Fé, caminhamos juntos para a Páscoa», o desafio passa por publicar “através das redes sociais utilizadas pelo grupo de catequese e no grupo de catequese” a efetivação da proposta de cada domingo.

“A interiorização de cada adolescente tem valor para o próprio, mas o(a) catequista deve também valorizá-la como parte da realização do caminho da Fé, por isso partilhá-la no grupo”, lê-se.

“Fé pensada; fé transmitida; fé de uma comunidade; fé misericordiosa; fé respeitada; fé testemunhada”, são os temas que contém outros tantos desafios.

Educris|18.02.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades