Viseu: «Eucaristia» é o centro da dinâmica da Catequese para a Quaresma

Lema diocesano dá o mote para uma proposta que vai fazer memória “do ciclo do pão”

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da Diocese de Viseu acaba de apresentar a “Dinâmica Quaresmal 2022”.

“É uma oportunidade e um desafio pastoral em dimensão qualitativa para fazermos juntos, na alegria e na esperança, a reflexão em caminho sinodal que nos ajuda a fazer uma transição criativa do sacramento do Batismo para o sacramento da Eucaristia”, explica o SDEC em comunicado.

A proposta, que se constitui como “meramente indicativa” e com o objetivo de “dar alguma unidade”, permite que “cada comunidade cristã possa (e deva) adaptá-la à sua realidade eclesial, como entender melhor”.

“Queremos, sobretudo, que seja um momento de reforçar a fé, renovar a esperança e fazer de novo um encontro vivo com a pessoa de Jesus Cristo na santíssima Eucaristia, fonte de vida, de graça e de amor”.

Partindo do lema «Família, Alimenta-te na Eucaristia!», a proposta vai dar a “conhecer as fases do ciclo do pão, para melhor compreendermos o que significa ser Pão para os outros”, a partir do episódio dos “discípulos de Emaús”.

“Quer o lema do caminho sinodal quer o lema das Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, sugerem-nos uma dinâmica de caminho. De quem procura e, ao mesmo tempo anuncia. Assim esta campanha é um desafio a fazermos caminho com Ele, reconhecê-Lo ao partir do pão e alimentarmo-nos d’Ele para que cada comunidade cristã se possa fazer pão para todos”, conclui a nota.

A Dinâmica para a Quaresma 2022 está disponível para consulta e download AQUI

Educris|15.02.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades