Viseu: Professores e Catequistas participaram em retiro

Iniciativa reuniu quatro dezenas de participantes

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da diocese de Viseu realizou, nos passados dias 29 e 30 de janeiro, um retiro para agentes de pastoral local.

“Quisemos convocar os agentes pastorais para renovar em nós o desejo de sermos evangelizadores com o Espírito que nos impele a continuarmos a nossa missão”, explica ao EDUCRIS o professor Abel Dias, responsável diocesano.

Sob orientação de Frei Renato, carmelita de Fátima, e partindo do lema diocesano, catequistas e professores refletiram “sobre o significado da eucaristia enquanto sinal de Amor” e meditaram na “experiência eucarística de santa Teresinha do Menino Jesus”.

Num momento em que lentamente se retomam rotinas e se avaliam “as perdas”, decorrentes da situação pandémica, Abel Dias dá conta de um certo regresso “à normalidade”, quer nas “aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)”, quer na “catequese paroquial”.

“Estamos já a realizar, em todos os arciprestados, o itinerário «Ser Catequista» e a adesão tem sido muito boa. Os catequistas manifestam um grande desejo de encontro e de formação”, garante.

Sobre as aulas o SDEC pretende “retomar as atividades com os alunos”, com destaque para “o encontro do 9º ano e do ensino secundário, e a nível arciprestal para os restantes anos”.

“Estamos fortemente empenhados em retomar estas atividades pois estamos convencidos que o retomar das atividades/encontros serão uma mais-valia, não só para os alunos, mas também para a disciplina”, completa.

Educris|07.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades