Lisboa: Secretariado da Catequese celebra 90 anos de existência

‘Bodas de Álamo’ assinaladas com várias iniciativas

O Secretariado diocesano da Catequese do Patriarcado de Lisboa (SCL) completa, no próximo dia 2 de fevereiro de 2022, 90 anos de existência.

Para assinalar a data o SCL vai contar com “uma comunicação do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, e com a iniciativa ‘nove décadas, nove rostos’, que conta com o testemunho de nove catequistas nascidos nestas nove décadas”, lê-se num comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Também neste dia, o site da catequese passará a estar integrado no site do Patriarcado de Lisboa, completa a nota.

Para o padre Tiago Neto, diretor do SCL, os 90 anos são motivo “de profunda gratidão pelo vivido e pelas pessoas que deram a sua vida pela catequese na diocese”.

Questionado acerca “dos desafios para o futuro do setor”, o responsável aponta “a necessidade de um contínuo investimento na formação dos catequistas”, bem como “uma proposta de transições catequéticas adaptadas às novas gerações, com particular incidência nas novas linguagens da fé”.

“Lisboa é uma grande diocese onde existe sempre um desafio enorme de fazer convergir a diversidade para um sentido de comunhão e de trabalho conjunto”, desenvolve.

No contexto da preparação e vivência da próxima Jornada Mundial da Juventude, o contributo da Catequese do Patriarcado de Lisboa tem acontecido em torno do «Say yes, aprender a dizer sim, o projeto de catequese com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2023».

No presente ano, e não obstante a situação pandémica que se vive, o SCL já realizou 15 Assembleias Vicariais de Catequistas, e mantém ativos 18 percursos iniciais de formação de catequistas, «Ser Catequista», chegando a mais de 2500 catequistas.

 "Para além disto tudo iniciámos, recentemente, um percurso formativo para adultos com a duração de três anos”, completa.

Educris|31.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades