Covid-19: D. Manuel Quintas destaca «papel fundamental» dos catequistas na recuperação das comunidades

Bispo do Algarve lembrou importância dos agentes no Dia Diocesano do Catequistas

D. Manuel Quintas manifestou o seu “reconhecimento aos catequistas pelo seu serviço à Igreja diocesana”, e afirmou a sua “confiança no trabalho” destes agentes de pastoral, considerando ser “a partir de vós e do vosso serviço que conseguiremos recuperar a vida e a vitalidade das nossas comunidades paroquiais neste pós-pandemia”, assinalou D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Nas palavras que dirigiu aos catequistas algarvios, por ocasião do Dia Diocesano do Catequista que voltou a ser realizado online, o prelado agradecei a “disponibilidade e criatividade” em tempo de pandemia.

“Quero reconhecer a cada um de vós, sobretudo esse serviço, a vossa disponibilidade, a vossa disposição, a vossa criatividade mesmo em tempo de pandemia para levar para a frente este serviço nas vossas paróquias e comunidades”, afirmou.

Mostrando-se confiante num trabalho de recuperação das comunidades em consonância com os párocos e outros responsáveis paroquiais D. Manuel Quintas, reconheceu que o modo de atuação dos catequistas o confortou e estimulou como bispo diocesano, num tempo novo e difícil.

“Não tem sido fácil, eu sei. E muitos de vós partilhais comigo essas dificuldades. Mas sei também – e isso conforta-me e estimula-me até na minha missão de bispo diocesano – da vossa coragem, da vossa determinação”, prosseguiu.

Lembrando a instituição de leigos e leigas no ministério de catequista, que aconteceu, pela primeira vez, no dia 23 de janeiro, num “reconhecimento de toda a Igreja pela vocação e missão do catequista” através de um ministério que “radica no Batismo e não no sacramento da Ordem”, o bispo diocesano reconheceu que o gesto do Papa Francisco “abre a porta, de certa maneira, a que nas dioceses aconteça o mesmo. Aliás, as Conferências Episcopais, nomeadamente a nossa, estão a trabalhar nesse sentido”, adiantou.

Depois da intervenção de D. Manuel Quintas os catequistas escutaram o padre Tiago Freitas, da Arquidiocese de Braga analisar o tema «A sinodalidade na ação evangelizadora da Igreja», que levou às Jornadas Nacionais de Catequistas que se realizaram em Fátima no passado mês de outubro.

Educris|30.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades