Fátima: «Grupo Vita» apresenta relatório após um ano de atividade

Num ano de trabalho a estrutura independente acolheu o testemunho de 98 vítimas de violência sexual

O «Grupo Vita» apresenta hoje, a partir das 14h30, em Fátima, o relatório do primeiro ano de atividade da estrutura independente criada para acompanhar as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal.

“Ao longo deste primeiro ano, recebemos um total de 98 vítimas de violência sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal, a maior parte delas adultas que vivenciaram a situação abusiva há algumas décadas”, explica a nota enviada hoje ao EDUCRIS.

No total os diversos técnicos e especialistas realizaram “um total de 60 atendimentos, presenciais ou online” e abriram procedimentos para que “18 pessoas beneficiassem de um processo de acompanhamento psicológico regular, com profissionais da Bolsa do Grupo VITA”, desenvolve a missiva.

A sessão de apresentação do relatório anual prevê a divulgação do ‘Kit VITA - Sensibilização e Capacitação’.

NO contexto do seu trabalho o «Grupo Vita» têm realizado “ações de sensibilização e capacitação das diversas estruturas da Igreja, tendo abrangido, até ao momento, cerca de 1300 pessoas”.

“O Roteiro pelas Dioceses iniciou-se este ano pela Arquidiocese de Évora, estando já previstas ações em Vila Real, Portalegre e Funchal”, completa.

Durante os meses de abril e maio o «Grupo Vita» dinamizou formações para educadores cristãos, nas áreas da Catequese, Escolas Católicas e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) aprofundando o tema «Violência Sexual: Conhecer, prevenir, agir».

De acordo com esta estrutura “trinta e duas vítimas pediram, até ao momento, uma compensação financeira – pedidos que, tal como já adiantado pela Conferência Episcopal Portuguesa, poderão ser formalizados entre junho e dezembro de 2024, de acordo com critérios a anunciar brevemente”.

Imagem: Apresentação do relatório dos primeiros 6 meses| Educris

Educris|18.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades