Lisboa: Vaticano nomeia dois novos bispos auxiliares para a Diocese

Papa Francisco nomeou os padres Alexandre Palma e Nuno Isidro para o serviço da Igreja do Patriarcado de Lisboa

D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma foram hoje nomeados, pelo Papa Francisco, como bispos auxiliares do Patriarcado de Lisboa.

Numa primeira saudação aos novos Bispos Auxiliares, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério destaca as qualidades humanas e cristãos dos agora nomeados.

“São ambos pastores dedicados, e próximos do santo povo de Deus que trazem à nossa amada Diocese o cunho da sua vocação de serviço a Cristo e à Igreja”.

“Em cada um dos novos Bispos Auxiliares confluem qualidades excecionais, que enriquecerão a caminhada cristã das paróquias, comunidades e todas as realidades sociais, culturais e humanas do Patriarcado”, afirma na mensagem divulgada hoje pelo site do Patriarcado de Lisboa.

Para D. Rui Valério as duas nomeações do Papa Francisco são “um dom” para a Igreja portuguesa e um convite “a redescobrir e aprofundar o sentido espiritual da vida” e o “sentido mais profundo para ler e compreender a ação de Deus no mundo”.

D. Nuno Isidro Nunes Cordeiro, de 59 anos, é vigário-geral do Patriarcado, desde 12 de outubro de 2011, e diretor espiritual do Seminário dos Olivais, desde 2017.

D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, de 45 anos, leciona na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor auxiliar e vice-diretor da Faculdade de Teologia. É também, desde 2012, prefeito no Seminário dos Olivais e pertence ao Conselho Presbiteral por escolha do Patriarca de Lisboa. Recentemente foi nomeado presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Numa primeira mensagem vídeo D. Alexandre Palma dá conta do desejo de continuar a “caminhar sempre para sermos mais parecidos a Jesus, mais identificados com Ele, na certeza de que havemos de dar um testemunho alegre, descomplexado, atraente da nossa fé”.

“Sobretudo, darmos as mãos com todos para construirmos uma sociedade mais justa, mostrando o valor público da nossa fé cristã e da nossa existência como Igreja”, afirma.

Já D. Nuno Isidro Cordeiro considera que a nomeação serve “para exigirdes tudo de mim e nada menos do que Jesus Cristo”.

“Mas haveis de ser complacentes com o pouco que sei e sou capaz de dar. A única alegria que quero viver é a de vos oferecer Jesus”, salienta na vídeo-mensagem de saudação.

A Ordenação Episcopal de D. Nuno Isidro e de D. Alexandre Palma vai ter lugar no dia 21 de julho, Domingo, às 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Imagem: Patriarcado de Lisboa

Educris|14.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades