Porto: Colóquio apresenta contributo de figuras da Igreja na formação da democracia

Iniciativa decorre a 8 de junho na Casa Diocesana de Vilar, no Porto

«A Igreja e a formação de uma opinião democrática» é o tema do Colóquio que a Fundação SPES promove no próximo dia 8 de junho.

A iniciativa vai analisar o contributo democrático, na voz e nos escritos, de quatro bispos católicos, os missionários D. Sebastião Soares de Resende e D. Moisés Alves de Pinho; D. António Ferreira Gomes e D. Manuel Vieira Pinto nascidos na cidade invicta.

“Os bispos oriundos do Porto, na cidade e no ultramar, fizeram doutrina e deram testemunho da doutrina da Igreja sobre os direitos humanos e a emancipação dos povos”, explica a Fundação SPES em comunicado.

O colóquio inicia-se pelas 10h00 com a sessão de abertura a contar com o atual bispo do Porto, D. Manuel Linda, e o presidente da Fundação SPES, José Ferreira Gomes.

Pelas 10h30 Álvaro de Vasconcelos traz à análise o tema «A democracia de abril: os direitos dos que não tinham direitos».

Após um intervalo Luís Miguel Carvalho da Silva dá a conhecer o pensamento de D. Sebastião Soares de Resende, na conferência «Política, Religião e Diplomacia: O caso do bispo da Beira: D. Sebastião Soares de Resende, em Moçambique».

Da parte da tarde os trabalhos prosseguem com a evocação de D. Moisés Alves de Pinho, «homem de Deus e bispo amado pelos angolanos», D. António Ferreira Gomes, «A preparação de uma opinião democracia em Portugal e a doutrina da descolonização» e D. Manuel Vieira Pinto, com o tema «A missão da Igreja: Libertar as pessoas».

A entrada é livre com inscrição obrigatória AQUI

Educris|18.05.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades