Lisboa: Formação aprofunda «sentido da fé cristã» 1700 anos após Niceia

Iniciativa inicia-se em fevereiro na capela das Amoreiras, em Lisboa

«Niceia 1700 anos depois», dá o mote à formação que o Instituto Diocesano de Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa promove de fevereiro a junho de 2024.

A iniciativa, que decorre presencialmente todas as segundas-feiras a partir das 18h30 do próximo dia 19 de fevereiro, na capela das Amoreiras, em Lisboa, vai analisar o sentido do «crer cristão» a partir da declaração de fé saída do Concílio de Niceia, em 325 depois de Cristo.

Ao reafirmar a divindade coessencial do Filho, aplicando-lhe o termo ‘consubstancial’, o texto foi uma reposta da Igreja contra a corrente de Ário, um presbítero da Igreja de Alexandria que considerava Jesus inferior ao Pai (Deus).

“1700 anos depois desta formulação de fé, depois de Darwin, Bultmann, Bohr e Damásio, que sentido faz dizer ainda: ‘Creio...em Deus Pai... em Jesus Cristo... e no Espírito Santo?’”, interrogam os promotores da formação.

Os participantes podem inscrever-se AQUI, e participar presencialmente ou acompanhar em videoconferência os trabalhos que vão ser orientados pelo padre Peter Stilwell, doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), antigo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor da Faculdade de Teologia.

Educris|22.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades