Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência assinala «Dia Internacional»

Organismo da Conferência Episcopal Portuguesa lembra "caminho a percorrer" na Igreja para uma verdadeira "promoção da corresponsabilidade de todos os batizados pela missão"

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa, os respetivos serviços diocesanos, Movimentos e Comunidades da Igreja em Portugal a eles ligados, unidos na missão do reconhecimento e valorização das pessoas com deficiência celebram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. No âmbito desta celebração a 3 de dezembro de 2023 partilham esta mensagem de esperança e confiança.

Tendo bem vivas as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, recordamos a mensagem a cada pessoa: “Deus ama-te como és!”. Tomando esta afirmação como ponto de partida, reconhecemos que há ainda muito caminho para percorrer. Queremos, por isso, manifestar a necessidade de cada um de nós se aceitar a si e ao outro na sua verdade, para poder, a partir do que é e não do que gostaria de ser, poder percorrer o seu caminho de felicidade, com Cristo.

Queremos todos contribuir para que sejamos uma Igreja de portas abertas, sempre pronta a escutar cada pessoa, reconhecendo a dignidade e valorizando a sua riqueza. Por isso, inspiramo-nos nas questões a aprofundar do relatório da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: «Na promoção da corresponsabilidade de todos os batizados pela missão, reconhecemos as capacidades apostólicas das pessoas com deficiência. Desejamos valorizar o contributo à evangelização que vem da imensa riqueza de humanidade que transportam consigo». À luz destas palavras, entendemos que o acolhimento em comunidade, fruto do trabalho em rede, beneficiará a todos, todos, todos.

Não podemos deixar de recordar também, neste momento de grande sofrimento, desentendimento e guerra no mundo, as pessoas com deficiência que precisam de maior atenção e cuidado, sendo frequentemente esquecidas em situações das quais não se conseguem defender ou afastar. 

Às pessoas com deficiência, razão da existência do trabalho dos Serviços Pastorais a Pessoas com deficiência e Movimentos a eles ligados, bem como às suas famílias e cuidadores queremos dizer: “Não estás só! Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é teu, deixamos um abraço de alegria e esperança e celebramos a riqueza de podermos contar com a tua presença nas nossas vidas, na igreja e na sociedade".

Imagem: Luísa Roque de Pinho

Educris|04.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades