Eslovénia acolhe nova etapa da «Peregrinação da Confiança» da Comunidade de Taizé

Tradicional encontro europeu de final de ano realiza-se em Liubliana, capital da Eslovénia de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2024

A 46ª edição da «Peregrinação da Confiança sobre a Terra» vai acolher “milhares de jovens” de vários continentes, para um final de ano com orações, workshops, partilhas e ateliers vários.

“No ano passado, em Rostock, os peregrinos foram acolhidos principalmente por igrejas protestantes. Este ano a situação é inversa uma vez que a Igreja Católica a maior denominação cristã do país”, afirma a nota da comunidade ecuménica.

Com uma população maioritariamente “católica”, neste país do adriático, o encontro vai contar com jovens acolhidos em “mais de 50 paróquias católicas”.

“Para lá da grande presença católica outras denominações têm um papel importante a desempenhar na vida de fé da cidade, como a Ortodoxa Sérvia e a Luterana, que possuem igrejas localizadas em Ljubljana”, explicita a missiva.

O site da comunidade ecuménica de Taizé informa que as inscrições decorrem até ao próximo dia 10 de dezembro.

Novo Prior para Taizé

A comunidade Ecuménica de Taizé, no sul de França, anuncia que o irmão Matthew “vai ser o novo prior de Taizé” substituindo o irmão Alois a 2 de dezembro.

Com cerca de uma centena de monges, de várias Igrejas cristãs, vindos de mais de 30 países – Portugal conta com o irmão David – Taizé foi fundada em 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, que aí, bem perto de Cluny, começou a acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

O Papa São João XXIII referia-se à comunidade como uma «pequena Primavera» e São João Paulo II, que visitou por várias vezes esta comunidade ecuménica, afirmava que se passa por Taizé “como se passa perto de uma fonte. O viajante pára, mata a sede e continua o seu caminho”.

Imagem: Arquivo Educris

Educris|28.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades