Lisboa: Cristãos em «vigília» na véspera da cimeira da ONU sobre as alterações climáticas

Iniciativa realiza-se hoje, dia 24 de novembro, na paróquia de Santa Isabel, em Lisboa

“O apelo urgente do Papa Francisco”, inscrito na Laudate Deum, leva o grupo Cuidar da Casa Comum, na paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, a realizar uma “vigília de reflexão e ação” em vésperas da conferência da COP28.

“Temos como objetivo reforçar o nosso compromisso na defesa do planeta como casa comum da humanidade e chamar a atenção dos nossos responsáveis políticos para que tenham a coragem de intervir na COP28 pensando «mais no bem comum e no futuro dos seus filhos, do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa», como nos diz o Papa Francisco”, lê-se no documento base que a organização disponibiliza.

A vigília realiza-se hoje, dia 24 de novembro, no terreiro da Igreja de Santa Isabel, a partir das 18h30 e prolongar-se-á por 13 horas, “tantas quantos os dias da Conferência do Dubai”.

“Convidamos todos os homens e mulheres de boa vontade que entendem as alterações climáticas como «um problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis»”, revelam.

Os membros do grupo Cuidar da Casa Comum, nascido há um ano, convidam para esta vigília “todos os nossos irmãos de todas as religiões e tradições espirituais que transportam a luz que «ilumina a relação com os outros e os laços com toda a criação»”.

Com um vasto programa a organização promete “espaços para conversar, debater, cantar, ouvir poesia e meditar sobre os caminhos para ultrapassar este enorme desafio”, e compromete-se “a não tomar qualquer alimento durante toda a vigília” de modo a “de expressar de forma concreta a gravidade da situação que enfrentamos”.

Da vigília vai sair “uma carta dirigida aos representantes de Portugal na COP28”, que pode ser assinada por todos os presentes.

Papa presente na COP28

A sala de imprensa do Vaticano deu conta, no passado dia 3 de novembro, da presença do Papa Francisco na COP28. Esta é a segunda viagem do papa ao Dubai e a primeira em que participa nos trabalhos com os restantes líderes mundiais.

Francisco leva à iniciativa das Nações Unidas “os apelos, as expectativas e as esperanças já expressas na Laudate Deum”. A viagem internacional será a quadragésima quinta do seu pontificado e a sexta realizada em 2023.

“Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para o Dubai, de 1 a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)", diz o comunicado do Vaticano assinado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Numa recente entrevista ao canal TG1, de Itália, Francisco confirmou a viagem e recordou a experiência da Laudato Si.

“Lembro-me de que quando fui a Estrasburgo, ao Parlamento Europeu, e o presidente Hollande enviou a ministra do meio Ambiente, Ségolène Royal, para me receber. Ela perguntou-me: «Mas o senhor está a preparar alguma coisa sobre o meio ambiente? Faça-o antes da reunião de Paris», disse-me. Chamei alguns cientistas, que se apressaram e a Laudato Si foi publicada antes de Paris. E a reunião de Paris foi a melhor reunião de todas. Depois de Paris, o mundo retrocedeu e é preciso coragem para seguir em frente", disse o Papa Francisco.

Educris|24.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades