Solidariedade: Cáritas Portuguesa lança campanha de Natal no Dia Mundial dos Pobres

Iniciativa assinala Dia Mundial dos Pobres para lembrar “as necessidades das famílias”

A Cáritas Portuguesa vai lançar o tradicional «10 Milhões de Estrelas- Um Gesto pela Paz» no próximo dia 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres.

“Associar o lançamento desta campanha que nos é tão querida e que é já uma marca do Natal para tantas famílias, ao Dia Mundial dos Pobres, é uma forma de a Cáritas, mais uma vez, chamar a atenção para a importância de olharmos de frente para as necessidades das famílias, tal como nos pede o Papa Francisco”, explica Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Realizada pelo 21º ano consecutivo o «10 Milhões de Estrelas- Um Gesto pela Paz» foca-se no “no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal e que, simbolicamente, arranca no dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres. Este ano a campanha desafia todos os portugueses a “dar luz a quem tantas vezes é invisível”. A Cáritas quer reforçar, desta forma, a mensagem deixada pelo Papa Francisco para este dia: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”.

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, “todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 2€, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa”.

Do total de verbas recolhidas com a venda das velas “65% irá reverter para cada Cáritas Diocesana e para os seus projetos locais” e “35% reverte para o Fundo Lusófono Laudato Si’”, que prevê o apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local.

“Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária”, completa a organização católica.

Também no site www.caritas.pt/estrelas é possível adquirir as velas.

Educris|17.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades