Escutismo: Projeto «Entre Linhas» com encontros de aprofundamento durante novembro

Iniciativa vai dar a conhecer “programa educativo” de crianças e jovens em sete localidades do país

Durante o mês de novembro o projeto «Entre Linhas» vai marcar presença em várias regiões/dioceses do país, com encontros de aprofundamento sobre a afetividade e sexualidade.

“Para um movimento como o CNE que quer ajudar crianças e jovens ao seu desenvolvimento integral é indispensável que a afetividade e a sexualidade seja parte integrante de uma proposta educativa e de um percurso que se vai adaptando a cada uma das secções e que tem e conta o desenvolvimento das crianças e jovens”, explica Coordenador do projeto «Entre Linhas», padre Luís Marinho.

O responsável mostra-se consciente de que “esta é uma dimensão que causa alguma dificuldade, receio de ser trabalhada e aborda, de ser relida, no contexto da educação educativa” porque “implica a figura do proprio dirigente e do modo como ele vive a afetividade”.

“Num mundo tão plural, onde há tantas propostas, é difícil encontrarmos alguns critérios que nos ajudem a sermos educadores capazes de responder a desafios concretos e às questões das crianças e jovens. No CNE, movimento da Igreja que procura colocar a luz de Cristo em todas as dimensões da vida procuraremos trazer à luz esta dimensão - que sempre esteve presente no projeto educativo do CNE - procurando trazer estas questões à relação com Cristo. A fé em Cristo, para ser inteira, não pode esquecer nem por de parte esta dimensão”, desenvolve.

Com a duração de duas horas, estas sessões destinam-se a Dirigentes e Candidatos a Dirigente do CNE, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), catequistas e outros educadores interessados e cada sessão tem limite de 60 inscrições.

“Queremos conhecer bem o que hoje se vive a partir da antropologia, da teologia, da política, da sociologia, e colocarmo-nos na luz de Cristo. Estamos certos de que quem procura respostas, na procura de desempenhar a sua missão encontrará, nesta formação, alguma proposta, textos, ajudas para melhor ser educador”, completa o padre Luis Marinho.

Até ao momento estão agendados sete encontros em cada uma das datas:

17.11.2023, 21h00 | Coimbra / Leiria

18.11.2023, 9h30 | Vila Real /Bragança / Lamego

18.11.2023, 9h30 | Viseu / Guarda

18.11.2023, 10h00 | Setúbal

24.11.2023, 21h00 | Viana do Castelo / Braga

24.11.2023, 21h00 | PCB / Santarém

24.11.2023, 21h00 | Porto / Aveiro

As inscrições podem ser formalizadas neste link, sendo apenas consideradas definitivas após a conclusão do preenchimento do mesmo. Estes encontros não têm qualquer custo associado e aconselha-se a leitura prévia do texto Posicionamento Institucional – A Afetividade e a Sexualidade no Programa Educativo do CNE (pode ser consultado aqui).

A participação é preferencialmente destinada às Regiões e Dioceses indicadas, mas cada um é livre de escolher onde poderá participar. Posteriormente serão divulgadas datas para as restantes Regiões/Dioceses.

Qualquer questão poderá ser esclarecida através do e-mail [email protected].

Educris|14.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades