Porto: Vaticano nomeia dois novos bispos auxiliares para a Diocese

Papa Francisco aceitou a resignação, por limite de idade, D. Pio Alves

D. Roberto Rosmaninho Mariz e D. Joaquim Dionísio foram hoje nomeados, pelo Papa Francisco, como bispos auxiliares da diocese do Porto.

Oriundo da Arquidiocese de Braga, D. Roberto Rosmaninho Mariz vai ser bispo titular de Vita e assumir como lema episcopal “como barro nas Suas mãos”  - “sicut lutum in manu mea” (cf. Jr 18, 6).

“Situo a existência humana como o barro que é moldado com amor e ternura pelas mãos de Deus, que nunca desperdiça o barro [ser] humano, mas sempre o acarinha e refaz com a Sua bondade”, afirma em declarações ao Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga.

Ordenado sacerdote em 1998 D. Roberto torna-se o mais jovem bispo português e afirma ir integrar-se “num caminho novo” que está a ser trilhado pela diocese portuense.

“Integro-me no tema pastoral da Diocese do Porto do corrente ano: ‘Abraça o Presente! Juntos por um caminho novo’, para me situar nesse abraço e nesse caminho novo realizado em conjunto, tendo como modelo Nossa Senhora ao visitar, abraçar e ajudar a prima Santa Isabel. Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Diocese do Porto, me proteja com a ternura de uma mãe que nos acaricia e ampara”.

D. Joaquim Dionísio era, até hoje, presbítero da Diocese de Lamego onde serviu, nos últimos anos, como reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa e pároco do concelho de Sernancelhe.

“Com a apreensão própria de quem se reconhece limitado, renovo a minha disponibilidade para servir o Senhor onde a Igreja me enviar, confiando na graça e misericórdia de Deus e na caridade fraterna dos irmãos”, afirma numa primeira reação à nomeação, através do sitio na internet da diocese de lamego.

Nascido em Cimbres, Armamar, o novo prelado agradece “a confiança recebida” e considera que esta é uma oportunidade mais de “dar graças ao Senhor pelo caminho percorrido e para recordar, agradecido, todos quantos fui encontrando e me ajudaram a caminhar”.

“Esta hora de anúncio e de agradecimento pela confiança recebida, é também oportunidade para. Gratidão à bela diocese de Lamego, onde nasci e cresci, ao Sr. D. António Couto, aos sacerdotes do presbitério e, sobretudo, às suas comunidades e instituições onde servi. Bem hajam!”, desenvolve.

Ordenado sacerdote em 1993, após concluir os estudos no Institut Catholique de Paris, D. Joaquim Dionísio dirige uma breve mensagem à diocese do Porto e agradece a D. Manuel Linda, “a confiança e o acolhimento”.

“O meu olhar volta-se agora para a grande diocese do Porto, para onde o Senhor me envia. Na pessoa do seu bispo, D. Manuel Linda, a quem agradeço a confiança e o acolhimento, saúdo todos os que vivem nesse vasto território, pleno de vida e marcado pela fé, manifestando-lhe total disponibilidade e lealdade para com ele colaborar no serviço ao Povo de Deus”, afirma.

Numa primeira reação a esta dupla nomeação a Conferencia Episcopal Portuguesa diz acolher “com alegria os dois novos Bispos Auxiliares para o Porto” e faz votos que a sua atividade pastoral nesta diocese e no âmbito da Conferência Episcopal contribua para a renovação da Igreja em Portugal, particularmente neste processo sinodal que estamos a viver”.

Imagem: DACS Braga e Diocese de Lamego

Educris|26.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades