Vaticano: Congresso «Doutoras da Igreja e Padroeiras da Europa» destaca papel da Mulher

Primeira iniciativa vai refletir sobre o papel das mulheres na Igreja e na sociedade a partir do exemplo de Hildegarda de Bingen, Teresa de Ávila ou Catarina de Sena

Roma acolhe, nos próximos dias 7 e 8 de março, o primeiro Congresso Interuniversitário Internacional sob o tema «Doutoras da Igrejas e Padroeiras da Europa em diálogo com o mundo de hoje».

A iniciativa, que acontece na Universidade Urbaniana e pode ser acompanhada online, acontece em pleno Dia Internacional da Mulher e quer destacar “o papel das mulheres na igreja e no mundo”.

“Esta é uma oportunidade para refletir sobre as mulheres de grande caridade que contribuíram para fazer da Igreja o que é e o que a Igreja deve ser. São, para nós hoje, um claro exemplo de combate ao clericalismo”, afirmou o reitor da Pontifícia Universidade Urbaniana, padre Leonardo Sileo OFM na apresentação da iniciativa.

O Congresso analisa exemplos como o de “Teresinha do Menino Jesus, Hildegarda de Bingen ou Teresa de Ávila, Teresa Benedita da Cruz, Brígida da Suécia ou Catarina de Sena”.

“Comemoramos os 50 anos da proclamação de Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Jesus (1970) como doutoras da Igreja, além dos 400 anos da sua canonização, que aconteceu a12 de março de 1622, bem como os 25 anos de proclamação como doutora da Igreja de santa Teresinha do Menino Jesus (1997) e o décimo de Santa Hildegard de Bingen (2012)”, adiante asecretária organizadora do congresso, Fermina Álvarez.

O Congresso Interuniversitário vai contar com a participação de Maria Gabriella Gambino, Subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Santa Sé; Maria del Rosario Sáez Yuguero, Reitora da Universidade Católica de Ávila, Espanha; Giorgia Salatiello, da Pontificia Universidade Gregoriana, Roma, entre outros.

Os interessados podem aceder AQUI para acompanhar os trabalhos online.

Educris|06.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades