Nigéria: «Ajuda à Igreja que Sofre» lança campanha a favor dos cristãos

Responsáveis dão conta de “ataques e perseguições” constantes, e querem “ajudar a comunidade cristã” em tempo de Quaresma

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está a promover, durante a Quaresma, uma grande campanha de apoio à Igreja na Nigéria, onde os Cristãos são alvos constantes de ataques e perseguição.

“Queremos sensibilizar a opinião pública para esta realidade, que é quase desconhecida, e ajudar a comunidade cristã”, explica a fundação pontifícia em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Em declarações à organização católica o padre Remigius Ihyula dá conta de “um sofrimento humano tremendo. Aldeias queimadas, pessoas a serem mortas em suas casas, algumas que não conseguiram sequer enterrar os seus mortos, porque foram alvejadas no mato como se fossem animais selvagens”, lamenta o sacerdote.

Na diocese de Makurdi, no sul da Nigéria, estima-se em cerca de dois milhões os deslocados internos que foram forçados a fugir da violência do Boko Haram, o grupo terrorista que quer transformar o norte do país num califado e que colocou os cristãos na mira das suas armas.

"É preciso que o mundo conheça estas histórias, é preciso que o mundo saiba que na Nigéria os Cristãos são perseguidos de forma brutal por grupos jihadistas, como o Boko Haram, mas também pelas próprias autoridades, pelo Governo, que os discrimina", denuncia a diretora da Fundação AIS em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt.

"A Campanha da Fundação AIS procura ser uma chamada de atenção para a existência, neste caso na Nigéria, de uma comunidade cristã que sofre, que é perseguida. É uma Igreja de mártires que resiste e que conta connosco. Não os podemos abandonar. Os Cristãos da Nigéria precisam muito de nós, das nossas orações, da nossa solidariedade. Nesta Quaresma, lembremo-nos deles, rezemos por eles, ajudemo-los", completa a responsável.

Imagem: Ajuda à Igreja que Sofre

Educris|03.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades