Educação: XII Jornadas de Teologia Prática analisam «Ca(u)sa Comum»

«Utopia, eutopia e distopia» no centro dos desafios que a globalização coloca à Igreja

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, a 18 de março, em Lisboa, e a 1 de abril, em Braga, as XII Jornadas de Teologia Prática.

Analisando o tema «CA(U)SA COMUM - Uma utopia?», a iniciativa vai “analisar os elementos de utopia, distopia e eutopia presentes em cada projeto de pontificado no Pós-concilio, para “pensar como tais linhas de pensamento se relacionam com os projetos utópicos de cada época anterior, com todos os seus efeitos colaterais distópicos”.

“A metáfora da ‘casa comum’, proposta pelo Papa Francisco, apresenta-se como resposta da utopia cristã aos desafios da globalização do mundo, e os projetos pontifícios deste novo tempo eclesial, inaugurado no século XX, ecoam nas diversas aspirações de vanguarda utópica que foram surgido no seio da própria Igreja”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.

A 18 de março, pelas 9h30 na UCP – Lisboa, «Utopias, Distopias, Eutopias, Ecossistema Espiritual» é o tema do “Pórtico de Entrada”, seguido de nova mesa-redonda sobre os «Ecos Históricos da Utopia e Suas Metáforas», a partir das 9h30.

Uma mesa-redonda analisa, no dia 1 de abril, em Braga, o tema «Topos de uma utopia no pensamento de Francisco». «Desafios para a pastoral» é trazido à reflexão pelo professor Luís M. Figueiredo Rodrigues.

Consulte o programa completo AQUI e inscreva-se AQUI

Educris|02.03.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades