Educação: «Living Peace», 10 anos a educar para a Paz

Projeto internacional de educação para a paz tem encontro internacional em Roma

Chama-se «Living Peace» e assinala, este ano, o 10º aniversário de um “percurso no qual se aposta no desenvolvimento da criatividade e autonomia da juventude” com vista “a educar para a paz”.

Reconhecido pela metodologia «6x1 - 6 etapas para um objetivo», o projeto quer chegar a mais escolas e jovens de todo o país, de modo a gerar “novos protagonistas” no caminho da paz entre os povos.

“O Living Peace é criado para enfrentar as problemáticas e conflitos, aprendendo a dialogar e a serem protagonistas, adquirindo assim a consciência das próprias potencialidades, sentindo-se todos responsáveis por tudo”, explica Carlos Palma, Coordenador Internacional do Projeto, no editorial que assina para este ano letivo.

Numa altura em que, em todo o mundo, se multiplicam os conflitos armados, a “educação para a Paz” pretende “promover uma ação prática no âmbito de um contexto específico, partindo das relações interpessoais, sem perder de vista os problemas mais amplos, como os modelos de desenvolvimento, a distribuição dos recursos e a gestão do poder; fazendo atos e ações concretas para transformar, a partir da base, uma sociedade globalizada na qual a falta de direitos e graves desigualdades podem até mesmo fazer com que se torne sem sentido, para muitos, a pronúncia da palavra ‘paz’”, completa  responsável.

Em ano de aniversário Carlos Palma mostra-se satisfeito por “ver o crescente protagonismo dos jovens com vários projetos e atividades que têm criado pontes entre as gerações, culturas, religiões e entre as mais diversas organizações e instituições”.

“Temos multiplicado os cursos de formação para outros jovens ansiosos por se comprometerem mais com a Paz”.

Atentos ao repto do Papa Francisco que pede uma educação para a “ecologia integral”, o «Living Peace» “divulga e implementa a ecologia integral, participando ativamente na campanha de sensibilização e ação do Pathway, que foi promovida pelo Projeto Mundo Unido: “#Dare to Care – As pessoas, o planeta e a nossa conversão ecológica”.

De 1 a 4 de dezembro decorrem em Roma, o II Congresso de formação que pretende “fortalecer a nossa rede internacional e descobrir juntos como responder com uma consciência cada vez maior aos desafios de hoje”.

Em anexo encontra todo o programa da «Living Peace» para o presente ano letivo.

Educris|16.09.2022


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades