Braga: Livro apresenta análise acerca dos «Valores e Religiosidade em Portugal»

Padre Eduardo Duque analisa livro sobre religiosidade em Portugal

«Valores e Religiosidade em Portugal. Comportamentos e Atitudes Geracionais» é a mais recete obra do cónego Eduardo Duque, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga, e traz consigo uma análise do tema a partir do European Values Survey.

Esta é a terceira vez que o autor aprofunda “as diferentes vagas do European Values Survey", nomeadamente o que diz respeito “à dimensão religiosa”, tendo como base o ano de 2020.

Com a intenção de realizar “uma radiografia” da religiosidade no território português, a obra “discorre sobre a autoidentificação religiosa, a pertença a uma religião, a matriz religiosa dominante, a assistência aos serviços religiosos e a sua dimensão valorativa, crencial e institucional”.

“Nos últimos 70 anos, os portugueses reconfiguraram a sua forma de viver, de acordo com a sua idiossincrasia e cultura, recomposição esta que lhes permitiu estar ao mesmo nível dos seus congéneres europeus e que explica a mudança dos seus comportamentos, atitudes e valores, que foram recriados a partir do encontro com outras culturas”, desenvolve.

Perante as alterações sentidas o autor considera que “a Igreja não pode naturalmente ser alheia a estas transformações e fechar os olhos ao caminho que a sociedade está a prosseguir, mas também não tem de se deixar levar no corrupio escorregadio e presunçoso das tendências contemporâneas que são, muitas vezes, a simples negação por negação, da tradição, e que se impõem como sinónimo de progresso”.

A principal razão desta publicação é “perceber a forma como a sociedade portuguesa se posiciona em relação à dimensão religiosa” e replica a análise anteriormente realizada acerca das vagas de 1990 e 2008.

Educris|26.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades