Publicações: Revista «Brotéria» com destaque para a Educação Católica

Novo número conta com análise do documento da Santa Sé, de janeiro passado, onde se reflete sobre a identidade destas instituições de ensino

A «Brotéria» revista cultural de inspiração cristã da responsabilidade da Companhia de Jesus (Jesuítas), em Portugal, acaba de editar o seu número de julho onde, entre vários artigos, apresenta um ensaio, de Joaquim Azevedo, docente universitário e antigo secretário de estado da Educação.

Sob o tema «A escola católica hoje: a coragem de uma educação em saída» o autor toma como ponto de partida “o recente documento da Congregação para a Educação Católica, ‘A identidade da escola católica para uma cultura do diálogo’, de janeiro de 2022, para refletir criticamente sobre a identidade da escola católica, num momento de complexa encruzilhada”, explica o padre José Frazão Correia Sj, em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Para Joaquim Azevedo as escolas católicas devem ser capazes de “partir da realidade concreta e das especificidades e desafios do contexto cultural” de modo a poder enfrentar “as múltiplas tensões, contradições e impasses”.

“Há o risco de a escola católica se tornar uma marca, possivelmente com grande valor comercial, mas que não cuida devidamente nem cultiva coerentemente o seu valor substantivo”, alerta o autor.

Para além do ensaio sobre educação católica o novo número da «Brotéria» conta com “a resposta livre do Papa Francisco às várias questões lançadas pelos diretores das revistas culturais europeias da Companhia de Jesus”, no encontro mantido no passado mês de maio, e uma interrogação sobre a política a partir de uma interrogação «Um Partido Católico?», lançada pelo padre Peter Stilwell, entre outros artigos para reflexão e formação.

Lançada em 1902 a «Brotéria» oferece, todos os meses, “uma reflexão escrita serena e rigorosa sobre o mundo e contribuindo para a discussão dos principais temas de hoje na literatura, política, arte, história, filosofia, religião e bioética”.

Educris|04.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades