Igreja: «Sinodalidade» no centro das Jornadas Pastorais do Episcopado

A 22 de junho os bispos vão aprovar os documentos «Ministérios laicais para uma Igreja ministerial» e o «rito da instituição de Catequistas»

Tem hoje início, em Fátima, as Jornadas Pastorais do Episcopado Português que refletem sobre o tema «Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal». Para além dos bispos portugueses reúnem-se na Casa de Nossa Senhora das Dores "dois representantes de cada diocese, bem como diretores dos vários Serviços da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Os trabalh0s iniciam-se na tarde desta segunda-feira com duas reflexões, seguidas de debate: «Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal», por José Eduardo Borges de Pinto; «Sinodalidade: resistências e oportunidades», pelo padre Sérgio Filipe Pinho Leal.

"Segue-se a apresentação, em dois painéis, das sínteses diocesanas dalgumas dioceses. A terminar e após reflexões em grupos, os participantes farão propostas concretas de sinodalidade quer para as Igrejas locais, quer para a Conferência Episcopal", lê-se no comunicado emitido hoje pela secretaria da CEP.

Assembleia Plenária Extraordinária aprova Rito de Instituição de catequistas

A 22 de junho, quarta-feira, os bispos portugueses vão reunir numa Assembleia Plenária extraordinária para aprovar o documento «Ministérios laicais para uma Igreja ministerial» e o rito da instituição de Catequistas.

Esta assembleia extraordinária vai abordar ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.

Educris|20.06.2022

 

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades