Itália: «Nós, não Eles; a deficiência na igreja» analisa integração nas comunidades

Iniciativa da Conferência Episcopal Italiana vai contar com participação portuguesa

É a primeira conferência nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência e decorre em Roma, Itália a 3 e 4 de junho próximo.

Com o tema «Noi Non Loro, La disabilitá nela Chiesa» [ Nós, não Eles – a deficiência na igreja], a iniciativa conta com a presença de especialistas, e de responsáveis católicos da área da Pastoral a Pessoas com Deficiência, para analisar o lugar e as oportunidades dos crentes portadores de deficiência nas comunidades.

Dos trabalhos destaque para a mesa redonda inicial, onde participa a ministra italiana para a deficiência e o arcebispo de Cagliari, D. Giuseppe Baturi, entre outros.

Da parte da tarde, do primeiro dia, os participantes escutam várias intervenções sobre o tema.  O dia termina com uma visita aos Museus do Vaticano adaptada a “pessoas cegas, surdas, com incapacidade intelectual e síndroma de autismo”.

O segundo e ultimo dia fica marcado por várias sessões paralelas onde se dão a conhecer os vários passos já percorridos por esta área da pastoral da Igreja e se procuram projetar ações de futuro.

De Portugal vai estar presente Carmo Diniz, coordenadora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa e coordenadora do Gabinete de Diálogo e Proximidade do Comité de Organização Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, bem como José Maria Marrecas Ferreira, membro do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, advogado, com baixa visão e promotor do Grupo de Cegos Católicos Português, e Leonor Belo, jovem estudante do Porto com 18 anos, com Trissomia 21, e embaixadora da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Educris|27.05.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades