Publicações: «Histórias daquele tempo» apresentado em Ovar

A sala de exposições da Casa Museu Júlio Dinis, em Ovar, encheu-se para a sessão de apresentação do novo livro de Paulo Costa «Histórias daquele tempo»

Jesus marcou a humanidade e a vida de Paulo Costa que, a partir do seu estudo e reflexão dos Evangelhos, decidiu ficcionar vinte e oito episódios bíblicos no livro “Histórias daquele tempo” editado pelas Edições Salesianas. A obra foi apresentada na tarde de 2 de abril, em Ovar, terra natal do autor.

A plateia esteve repleta para escutar a apresentação conduzida pelo professor de Filosofia, Gautier de Oliveira, que sublinhou o mérito do autor em “universalizar no tempo e no espaço, as palavras e as ações de uma personagem verdadeiramente ímpar na história da humanidade: Jesus Cristo.” As narrativas escritas na terceira pessoa ou, por vezes, imaginando o próprio Jesus a pensar e a falar obedeceram a “uma pesquisa bíblica, cultural e histórica. Não é, tal como a Bíblia, uma obra escrita por homens daquele tempo, mas, outrossim, uma obra escrita por um homem deste tempo que, através das suas palavras, das palavras atuais, torna a mensagem do evangelho mais entendível.”, acrescentou o amigo e colega de ensino no Colégio de Santa Maria de Lamas.

De seguida foi a vez de Paulo Costa tomar a palavra para, num tom emocionado, partilhar com os presentes a alegria de, ao fim de quinze publicações poder finalmente apresentar uma obra sua na terra que o viu nascer e crescer. Neste livro, explicou, “as histórias são narradas sob perspetivas, ângulos, atores e temáticas variadas e são contadas segundo diferentes estilos, em função dos destinatários que imaginei.” Motivado pelo impacto que Cristo trouxe à sua vida, viu neste livro uma oportunidade para, de forma criativa, salientar a figura extraordinária de Jesus que, oferecendo a sua humanidade a um projeto de salvação, fez com que o mundo não fosse “mais o mesmo depois da sua vida e morte, das suas palavras e obras e das suas parábolas e milagres.”

“Histórias daquele tempo” recolhe alguns dos textos que foram publicadas ao longo de vários anos no Portal iMissio e no Blogue EMRC do Colégio de Lamas, onde Paulo Costa é professor de Educação Moral  Religiosa Católica há vinte anos. Pelas Edições Salesianas, este é o 7º livro que edita, mas ao todo, Paulo Costa é autor de quinze livros, sendo que algumas obras já foram traduzidas para o mercado espanhol e mexicano. Paulo Costa é licenciado em Teologia, mestre em Teologia Sistemática e possui uma pós-graduação em Educação Sexual.

Educris|07.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades