Colômbia: Fundação AIS denuncia atentados à liberdade religiosa

Encapuzados invadiram eucaristia na catedral de Bogotá, na capital do país

O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, D. Luis José Rueda Aparicio condenou hoje um grupo de encapuzados qu invadiram a catedral de Bogotá no decorrer da Eucaristia.

Para D. Luis José Rueda Aparicio, que é também Arcebispo de Bogotá, a atuação dos encapuzados que entraram no templo no domingo, 20 de Março, gritando insultos contra o Estado e a Igreja, foi um acto “deplorável e inaceitável”.

Por sua vez, para o secretariado local da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, o que aconteceu na catedral de Bogotá configura um "atentado contra a liberdade religiosa e de culto, consagrada na Constituição do país e no artigo décimo-oitavo da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Em comunicado a Fundação pontifícia subscreve o apelo da Conferência Episcopal e da Arquidiocese de Bogotá, “exigindo o respeito ao direito de se professar a religião e de se realizar actos de culto em paz e em harmonia”, lembrando que se deve tratar “com a devida consideração os recintos sagrados e as celebrações que aí se realizam”.

O texto lembra que este tipo de actos, "muitas vezes justificados com a liberdade artística e de expressão", podem estar na génese de incidentes mais graves e de um sentimento de intolerância que não é aceitável em sociedade".

A cada dois anos a Fundação AIS torna público o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que resulta de uma "extensa e profunda investigação" e que traça um panorama acerca do estado da liberdade religiosa nos vários países do mundo.

Imagem: Unsplash

Educris|29.03.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades