Vaticano: «Perante Jesus não há segredos. Ele lê o nosso coração», afirma o Papa

No quarto domingo da Quaresma o Papa Francisco recordou a figura de Nicodemos e desconstruiu, uma vez mais e a partir da ação de Jesus, a imagem de um deus que condena o ser humano

O Papa Francisco disse hoje que “perante Jesus não há segredos: Ele lê no coração, no coração de cada um de nós”.

“Cristo revela as intenções das pessoas que encontra, por vezes desmascarando as suas atitudes falsas, como no caso dos fariseus (cf. Mt 23, 27-32), ou fazendo-as refletir sobre a desordem da sua vida, como no caso da Samaritana (cf. Jo 4, 5-42)”.

Ao apresenta a figura de Nicodemos, um dos chefes dos judeus, que permanece intrigado pelos sinais de Jesus e reconhece n’Ele “um mestre enviado por Deus”, Francisco convidou os fiéis, a observar o modo de atuação de Jesus.

“Nicodemos vai ter ao seu encontro de noite, para não ser visto. O Senhor acolheu-o, dialogou com ele e revelou-lhe que não tinha vindo para condenar, mas para salvar o mundo (cf. v. 17). Detenhamo-nos a refletir sobre isto: Jesus não veio para condenar, mas para salvar. É belo!”, afirmou da varanda do Palácio Apostólico, no Vaticano.

Aos cristãos Francisco lembrou que “ninguém é perfeito, todos somos pecadores, todos erramos” e por isso mesmo Jesus “não utiliza o conhecimento das nossas fraquezas para nos condenar”, mas para salvar.

“Ele não o utiliza para nos apontar o dedo, mas para abraçar a nossa vida, para nos libertar dos pecados e para nos salvar. Jesus não está interessado em julgar-nos nem em submeter-nos a sentenças; Ele não quer que nenhum de nós se perca. O olhar do Senhor sobre cada um de nós não é um farol ofuscante que nos deslumbra e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave de uma lâmpada amiga, que nos ajuda a ver o que há de bom em nós e a apercebermo-nos do que há de mau, para nos convertermos e curarmos com o apoio da sua graça”, desenvolveu.

Com o aproximar do fim da Quaresma o Papa convidou os crentes a pedir a graça “deste olhar de misericórdia, de olhar para os outros como Ele olha para todos nós”.

Educris|10.0.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades