JMC: «Sozinhos não somos felizes. A alegria cresce quando a partilhamos», afirma o Papa

Mensagem do Papa lembra crianças “a quem foi retirada a infância” e convida os mais novos para a I Jornada Mundial das Crianças, que se realiza a 25 e 26 de maio de 2024, através da oração

 

O Papa Francisco escreveu hoje às crianças do mundo inteiro a convidá-las para a I Jornada Mundial das Crianças (JMC).

“Queridas meninas, queridos meninos! Sabeis que em maio nos encontraremos em grande número em Roma; encontrar-nos-emos precisamente convosco, que vireis de todo o mundo! E assim, para nos prepararmos bem, rezando, recomendo-vos que useis as mesmas palavras que Jesus nos ensinou: o Pai nosso”.

Dirigindo-se “a cada um de vós pessoalmente: a ti, querida menina, a ti, querido menino, porque sois preciosos aos olhos de Deus, como nos ensina a Bíblia (cf. Is 43, 4) e tantas vezes o demonstrou Jesus”, Francisco lembra “quem dentre vós embora tão pequeno já se encontra a lutar contra doenças e dificuldades, no hospital ou em casa, quem é vítima da guerra e da violência, quem padece a fome e a sede, quem vive na rua, quem é forçado a combater como soldado ou tem de escapar como refugiado, separado dos seus pais, quem não pode ir à escola, quem é vítima de grupos criminosos, das drogas ou doutras formas de escravidão, dos abusos”.

Aos mais novos o Papa desafia a escutar “com atenção as histórias dos adultos” bem como daquelas crianças “a quem, ainda hoje, é cruelmente roubada a infância”.

“Escutai-as, ou melhor, escutemo-las, porque, no seu sofrimento, falam-nos da realidade, com os olhos purificados pelas lágrimas e com aquele tenaz desejo de bem que nasce no coração de quem viu como é feio, de verdade, o mal”.

Lembrando que “com Jesus podemos sonhar uma nova humanidade” e “trabalhar por uma sociedade mais fraterna e atenta à nossa casa comum”, o Papa desafia os mais novos a começarem por coisas simples como o “saudar os outros, pedir licença, pedir desculpa, dizer obrigado”.

“O mundo transforma-se antes de mais através de pequenas coisas, sem ter vergonha de realizar apenas pequenos passos”, concretiza.

No final da sua mensagem o Papa desafia as crianças a descobrir que “sozinhos, queridas meninas e queridos meninos, não podemos sequer ser felizes, porque a alegria cresce na medida em que a partilhamos: nasce com a gratidão pelos dons que recebemos e, por nossa vez, comunicamos aos outros”.

“Quando guardamos só para nós o que recebemos, ou até fazemos uma birra para conseguir esta ou aquela dádiva, na realidade esquecemo-nos de que o maior dom somos nós mesmos, uns para os outros: somos nós a «prenda de Deus»”, completa.

Jornada Mundial das Crianças: De Alessandro ao Vaticano

A JMC será celebrada a nível universal em Roma, no Vaticano, para onde convergirão as diversas delegações nacionais, e a nível diocesano, deixando a organização a cargo de cada Igreja local.

Nascida de um desafio lançado ao Papa Francisco por Alessandro, um menino de 9 anos num podcast que preparava as JMJ de Lisboa, a JMC vai propor “três caminhos de preparação”.

“Teremos um caminho ligado à espiritualidade, um à solidariedade e um à cultura”, explicou, em conferência de imprensa, o padre Enzo Fortunato, coordenador da iniciativa.

A 25 de maio, em “local ainda a identificar tendo em conta o número de inscrições”, os participantes podem contar com “testemunhos, artistas, vozes de crianças e um diálogo com o Papa”, naquilo que apelida de “ano zero para a JMC”.

A 26 de maio está já agendada a eucaristia, com presidência do Papa Francisco, na praça de São Pedro.

A preparação do hino da Jornada está a cargo de monsenhor Marco Frisina, que também colaborará com os coros do Zecchino d’Oro que vão animar a vigília.

O logotipo da JMC conta com um gráfico minimalista que retrata o perfil estilizado da Cúpula de São Pedro, com a cruz e a lanterna dentro da qual estão as impressões das mãos de muitas crianças.

Para os interessados em participar na primeira JMC o Dicastério para a Cultura e a Educação disponibiliza já um portal onde oferece informações, sugestões de hospedagem e a mensagem do Papa às crianças de todo o mundo.

Educris|03.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades