Vaticano publica «Ensina-nos a rezar», um guia para o «Ano de Oração» na preparação do Ano Jubilar

Papa convocou, para 2025, novo Jubileu para toda a Igreja sob o tema «Peregrinos da Esperança»

O Dicastério para a Evangelização, órgão da Santa Sé, acaba de publicar o subsídio «Ensina-nos a rezar». O livreto pretende “ser um convite a intensificar a oração como um diálogo pessoal com Deus” e é inspirado “magistério de Francisco” para “refletir sobre a própria fé e o compromisso no mundo de hoje, nas diferentes esferas em que se é chamado a viver”, divulga o Dicastério citado pelo portal Vatican News.

O título «Ensina-nos a Rezar» é retirado do capítulo 11 do Evangelho de São Lucas, e encontra-se dividido em dez capítulos, direcionados para as comunidades paroquiais, as famílias, os jovens, os mosteiros, a catequese, e retiros espirituais, também oferece “indicações e conselhos” sobre como viver “plenamente o diálogo com Deus na relação com os outros”.

A obra inicia-se com o «Ensinamento do Papa Francisco sobre a oração», logo seguido por diferentes formas de rezar com os subtemas ‘A oração na comunidade paroquial’, ‘A oração na família’, ‘A oração dos jovens’, ‘Retiros espirituais sobre a oração’, ‘Catequese sobre a oração’, ‘A oração dos enclausurados’, ‘A oração nos santuários’ e ‘A oração dos fiéis para o Jubileu de 2025’.

“Nas diversas catequeses o Santo Padre indicou a oração como o caminho para entrar em contato com a verdade mais profunda de nós mesmos, onde está presente a própria luz de Deus, como ensinou Santo Agostinho”, lê-se na introdução do subsídio agora disponibilizado.

“Que a oração seja, portanto, para cada cristão, a bússola que orienta, a luz que ilumina o caminho e a força que sustenta na peregrinação que levará a passar pela Porta Santa; chegar com um coração pronto para acolher os dons da graça e do perdão que o Jubileu oferecerá”, divulga o ‘Vatican News’.

No passado dia 21 de janeiro, o Papa proclamou 2024 como “um ano de oração” para preparar as celebrações do Jubileu 2025, cuja porta santa vai ser aberta no próximo mês de dezembro.

“Começamos o ano da oração, isto é, um ano dedicado a descobrir o grande valor e a absoluta necessidade da oração, da oração na vida pessoal, na vida da Igreja, da oração no mundo”, referiu Francisco, após a recitação do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, no Vaticano.

A Igreja celebra em 2025 o 27º jubileu ordinário da sua história. A celebração terá uma dimensão ecuménica, nos 1700 anos do Concílio de Niceia.

Uma das rotas de peregrinação propostas, o ‘Iter europaeum’, conta com 28 Igrejas, em 27 países europeus, algumas das quais pertencentes a outras comunidades cristãs.

Descarregue, em formato PDF, o Subsídio «Ensina-nos a Rezar» AQUI.

Educris|24.02.2024

Educris|24.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades