Vaticano: «Eis que faço novas todas as coisas» é tema da I Jornada Mundial das Crianças

A Santa Sé deu a conhecer tema, programa provisório e logótipo para iniciativa que se realiza a 25 e 26 de maio em Roma e em cada diocese católica

«Eis que faço novas todas as coisas», frase retirada do livro do Apocalipse, dá o mote para a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (JMC).

“Esta Jornada é a possibilidade das crianças se tornarem protagonistas em momentos muito fortes de convívio, oração e formação e pode ser um momento para uma evangelização propositiva, face ao crescente analfabetismo religioso dos jovens e muito jovens”, afirmou à rádio Vaticano o Cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Para o responsável a iniciativa destaca a “novidade no Evangelho que os meninos e as meninas expressam à sua maneira e é o que a Igreja quer colocar no centro, mostrando uma imagem de uma Igreja que sabe que é mãe, mas sabe também ser criança e ser mais jovem”.

D. José Tolentino Mendonça considera que “as crianças são grandes mediadoras de alegria” e que “numa época de niilismo, de pessimismo histórico como o que vivemos, as crianças são portadoras de uma fé concreta na humanidade”.

A JMC será celebrada a nível universal em Roma, no Vaticano, para onde convergirão as diversas delegações nacionais, e a nível diocesano, deixando a organização a cargo de cada Igreja local.

Nascida de um desafio lançado ao Papa Francisco por Alessandro, um menino de 9 anos num podcast que preparava as JMJ de Lisboa, a JMC vai propor “três caminhos de preparação”.

“Teremos um caminho ligado à espiritualidade, um à solidariedade e um à cultura”, explicou, em conferência de imprensa, o padre Enzo Fortunato, coordenador da iniciativa.

A 25 de maio, em “local ainda a identificar tendo em conta o número de inscrições”, os participantes podem contar com “testemunhos, artistas, vozes de crianças e um diálogo com o Papa”, naquilo que apelida de “ano zero para a JMC”.

A 26 de maio está já agendada a eucaristia, com presidência do Papa Francisco, na praça de São Pedro.

A preparação do hino da Jornada está a cargo de monsenhor Marco Frisina, que também colaborará com os coros do Zecchino d’Oro que vão animar a vigília.

O logotipo da JMC conta com um gráfico minimalista que retrata o perfil estilizado da Cúpula de São Pedro, com a cruz e a lanterna dentro da qual estão as impressões das mãos de muitas crianças.

Para os interessados em participar na primeira JMC o Dicastério para a Cultura e a Educação disponibiliza já um portal onde oferece informações, sugestões de hospedagem e a mensagem do Papa às crianças de todo o mundo.

Educris|16.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades