Vaticano: Doutrina da fé adverte para o respeito da «matéria e forma» nos Sacramentos

Nota do Dicastério para a Doutrina da Fé lembra que alteração da “forma ou da matéria” leva à invalidez dos sacramentos

A Congregação para a Doutrina da Fé, da Santa Sé, acaba de publicar uma nota onde reafirma a necessidade de manter “a forma e a matéria” na administração dos sacramentos.

“Já por ocasião da Assembleia Plenária do Dicastério, em janeiro de 2022, os Cardeais e Bispos Membros manifestaram a sua preocupação pela multiplicação de situações em que foram obrigados a verificar a invalidez dos Sacramentos celebrados”, lê-se.

Sob o nome «Gestis verbisque» o documento, assinado pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, perfeito do Dicastério romano, considera que “as graves alterações introduzidas na matéria ou na forma dos Sacramentos, tornando nula a sua celebração, levaram então à necessidade de localizar as pessoas envolvidas para repetir o rito do Batismo ou da Confirmação e um número significativo de fiéis exprimiu com razão a sua preocupação”.

Num texto discutido e aprovado pelos cardeais e bispos membros na recente Assembleia Plenária do Dicastério, que terminou em janeiro deste ano, dá-se mesmo exemplos de invalidez, pela alteração de fórmulas, e sustenta-se que, em determinadas circunstâncias “a inventividade no contexto da celebração dos Sacramentos” e tornou “vontade manipuladora”.

“Mudar, portanto, a forma de um Sacramento ou da sua matéria é sempre um ato gravemente ilícito e merece um castigo exemplar, precisamente porque semelhantes gestos arbitrários são capazes de produzir graves danos ao fiel Povo de Deus”, desenvolve.

D. Víctor Manuel Fernández recorda que Santo Padre, num discurso aos participantes na Assembleia Plenária, convidou a “agir de modo que os fiéis possam aproximar-se fecundamente dos Sacramentos, enquanto, por outro lado, sublinha fortemente o apelo a um ‘cuidado especial’ na sua administração”.

“Nós os ministros, devemos ter a força para vencer a tentação de nos sentirmos donos da Igreja. Pelo contrário, devemos tornar-nos muito recetivos a um dom que nos precede: não só o dom da vida ou da graça, mas também os tesouros dos Sacramentos que nos foram confiados pela Mãe Igreja. Eles não são nossos!”, considera.

Assim deve ser guardado “respeito religioso pelo que a Igreja estabeleceu sobre a matéria e a forma de cada Sacramento, manifestamos perante a comunidade a verdade de que «o Cabeça da Igreja, e, portanto, o verdadeiro presidente da celebração, é só Cristo»”

Ao publicar a nota o organismo da Santa Sé pretende “exprimir de forma luminosa a prioridade da ação de Deus e salvaguardar humildemente a unidade do Corpo de Cristo que é a Igreja nos seus gestos mais sagrados”.

Imagem: Foto de Josh Applegate na Unsplash

Educris|03.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades