Papa pede «cuidado e acompanhamento» dos doentes terminais e suas famílias (Vídeo)

No mês em que a Igreja celebra o «Dia Mundial do Doente», o Francisco pede humanidade no tratamento dos doentes terminais e acompanhamento das suas familias

No «O vídeo do Papa» deste mês de fevereiro, o Papa Francisco centra a sua atenção nos doentes terminais e pede atenção redobrada ao “curar” e ao “cuidar”.

“Há duas palavras que, quando alguns falam de doenças terminais, as confundem: incurável e in-cuidável. E não são a mesma coisa. Curar se é possível, cuidar sempre”, afirma o Papa Francisco na mensagem com quase dois minutos.

No vídeo, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco insiste na ideia de que “mesmos quando são muito poucas as possibiidades de cura”, todos devem “ter o direito ao acompanhemto médico, psicológico, espiritual e humano”.

“Por vezes não falam e não nos reconhecem mas se lhes pegarmos na mão perceberemos que estão em sintonia. Nem sempre podemos curar, mas cuidar sempre”, desenvolve numa referência a São João Paulo II.

No mês em que a Igreja celebra a «Dia Mundial do Doente», convocado em 1992 por São João Paulo II. E que se assinala a 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, o papa Francisco insiste também no “papel decisivo” das famílias, que “não devem ser deixadas sozinhas”, e pede uma rede “de cuidados paliativos” que vá contracorrente perante a cultura de descarte atual.

“Não se trata de prolongar desnecessariamente o sofrimento mas garantir ao paciente não somente a atenção médica, mas também um acompanhamento humano e próximo”.

No final da sua mensagem Francisco recorda a importância das familias nestas situações e pede para que não seja deixadas “sozinhas nestes momentos difíceis”, pois “o seu papel é decisivo e devem ter os meios adequados para desempenhar o apoio físico, espiritual e social”.

Educris|01.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades