Ângelus: «O batismo é um novo aniversário», afirma o Papa

Depois de batizar um grupo de crianças na capela Sistina, no dia em que a igreja italiana assinala a «Festa do Batismo do Senhor», o Papa Francisco recitou o tradicional Ângelus para os milhares de peregrinos que o aguardavam na praça de São Pedro. Aos fiéis Francisco recordou que "o batismo é um novo aniversário" e convidou os crentes a "celebrar o batismo como dom do Senhor para cada um"

Leia, na íntegra, a reflexão do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje celebramos o Batismo do Senhor (cf. Mc 1,7-1). Este teve lugar junto ao rio Jordão, onde João –chamado de “Batista” – realiza um rito de purificação que expressa o compromisso de abandonar o pecado e converter-se. O povo vem ser batizado com humildade, com sinceridade e – como diz a liturgia – “com a alma e os pés nus”; Jesus também vai, inaugurando o seu ministério: deste modo mostra que quer estar perto dos pecadores, que veio por eles, por todos nós, que somos pecadores.

E, justamente nesse dia, acontecem alguns acontecimentos extraordinários. João Batista diz algo inusitado, reconhecendo publicamente em Jesus, aparentemente igual a todos os outros, um “mais forte” (v. 7) do que ele, que “batizará com o Espírito Santo” (v. 8). Então os céus abrem-se, o Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba (cf. v. 10) e do alto a voz do Pai proclama: “Tu és meu Filho amado: em ti coloquei a minha complacência” (v. 11). .

Tudo isto, por um lado, revela-nos que Jesus é o Filho de Deus; e, por outro lado, fala-nos do nosso batismo, que também nos tornou filhos de Deus, porque o batismo torna-nos filhos de Deus.

No Batismo, Deus entra em nós, purifica, cura os nossos corações, torna-nos seus filhos para sempre, o seu povo, a sua família, herdeiros do Paraíso (cf. Catecismo da Igreja Católica, n.1279). E Deus torna-se íntimo de nós e não se vai embora. Por isso é importante lembrar o dia do nosso batismo, e também saber a sua data. Pergunto a todos, cada um que pense para si: Recordo a data do meu batismo? Se não te recordas, quando voltares a casa, pergunta lá para que não o esqueças nunca, porque é um novo aniversário, porque com o teu batismo nasceste para a vida da graça. Agradeçamos ao Senhor pelo batismo. Demos-lhe graças também pelos nossos pais, que nos levaram à pia batismal, por quem nos administrou o sacramento, pelo padrinho, pela madrinha, pela comunidade em que o recebemos. Festejar o próprio batismo: é um novo aniversário.

E podemos perguntar-nos: tenho consciência do imenso dom que trago em mim através do batismo? Reconheço na minha vida a luz da presença de Deus, que me vê como seu filho amado, como sua filha amada?

E agora, em memória do nosso batismo, acolhamos a presença de Deus dentro de nós. Podemos fazê-lo com o sinal da cruz, que traça em nós a memória da graça de Deus, que nos ama e deseja estar connosco. O sinal da cruz lembra-nos disso. Vamos faze-lo  juntos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

E não vos esqueçais da data do batismo, que é aniversário. Que Maria, templo do Espírito, nos ajude a celebrar e acolher as maravilhas que o Senhor opera em nós.

Tradução Educris a partir do original em Italiano

Imagem: Vatican Media

Educris|07.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades