Igreja: Dicastério do Vaticano esclarece «bençãos» em situações especiais

Orgão da Santa Sé esclarece sobre “o sentido pastoral das bençãos”

O Dicastério para a Doutrina da Fé publicou ontem a declaração Fiducia Supplicans onde esclarece a Igreja acerca “do sentido pastoral das bençãos”.

“Esta declaração surge após termos recebido várias questões e pedidos de esclarecimentos e para a sua redação foram consultados especialistas e mantidas conversações com o Santo Padre até à sua aprovação final”, lê-se na apresentação do documento.

A Declaração mantem-se “firme na doutrina tradicional da Igreja sobre o matrimónio”, reafirmando a “não permissão de nenhum tipo de rito litiirgucio ou bemção similar a um rito luturgico que possa originar confusão” às uniões em situação irregular para a Igreja, mas “oferece uma constribuição espeficica e inovadora ao significado pastoral das bençãos”, de modo a “ampliar e enriquecer a compreenssão clássica das bençãos estritamente vincuklada a uma perspetiva liturgica”.

“A reflexão teologica assenta na visão pastoral do Papa Francisco e implica um desenvolvido do prescrito acerca das benção no Magisterio e nos textios oficiais da Igreja”, desenvolve o documento.

Assinado pelo Cardeal Víctor Manuel fernández, prefeito do Dicastério romano, a declaração abre a “possibilidade da benção de casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo, sem validar o seu estatuto nem alterar de modo algum o ensinamento perene da Igreja sobre o matrimonio”, completa.

Imagem: Unsplash

Educris|19.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades