Ângelus: «Ser lâmpada que ajuda no caminho do encontro com Jesus», desafia o Papa

Em dia de aniversário natalício, 87 anos celebra hoje, o Papa Francisco, pediu aos crentes para ser "testemunhas da Luz" no dia-a-dia

Leia, na íntegra, a reflexão do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, terceiro domingo do Advento, o Evangelho fala-nos da missão de João Batista (cf. Jo 1, 6-8.19-28), indicando-o como profeta enviado por Deus para «dar testemunho da luz» (v. 8). Reflitamos sobre isto: dar testemunho da luz.

testemunho. O Batista é certamente um homem extraordinário. As pessoas acorrem para o ouvir, atraídas pela sua maneira de ser, coerente e sincera (cf. vv. 6-7). O seu testemunho passa pela franqueza da linguagem, a honestidade do comportamento, a austeridade da vida. Tudo isto o torna diferente de outras pessoas famosas e poderosas da época, que ao contrário investiam muito na aparência. Pessoas como ele, íntegras, livres e corajosas, são figuras luminosas e fascinantes: inspiram-nos a sair da mediocridade e a ser, por nossa vez, modelos de vida boa para os outros. O Senhor envia homens e mulheres assim em todas as épocas. Sabemos reconhecê-los? Procuramos aprender com o seu testemunho, pondo-nos até em questão? Ou deixamo-nos encantar por personagens da moda? E assumimos atitudes superficiais.

João, pelo contrário, é luminoso na medida em que dá testemunho da luz. Mas qual é a sua luz? Ele próprio nos responde, quando diz claramente às multidões, que se aglomeravam para o ouvir, que ele não é a luz, que não é o Messias (cf. vv. 19-20). A luz é Jesus, o Cordeiro de Deus, “Deus que salva”. Só ele redime, liberta, cura e ilumina. Por isso, João é uma “voz” que acompanha os irmãos à Palavra; ele serve, sem procurar honras nem protagonismo: é uma lâmpada, enquanto a luz é Cristo vivo (cf. vv. 26-27; Jo 5, 35).

Irmãos e irmãs, o exemplo de João Batista ensina-nos pelo menos duas coisas. Primeiro, que não nos podemos salvar sozinhos: só em Deus encontramos a luz da vida. E, em segundo lugar, que cada um de nós, com o serviço, a coerência, a humildade, com o testemunho de vida - e sempre com a graça de Deus - pode ser uma lâmpada que brilha e ajuda os outros a encontrar o caminho do encontro com Jesus.

Então perguntemo-nos: como posso eu, nos ambientes em que vivo, não um dia distante, mas já agora, neste Natal, ser testemunha de luz, testemunha de Cristo? Maria, espelho de santidade, nos ajude a ser homens e mulheres que refletem Jesus, a luz que vem ao mundo.

Imagem: Vatican media

Educris|17.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades